A educação no Brasil se iniciou com a chegada dos padres jesuítas com o objetivo de catequisar os índios e as crianças órfãs da época. Em sequência, iniciou-se o processo de escolarização de meninos já permeada pela ideia de rede escolar. Com base neste contexto, é correto afirmar:
Alternativas
Alternativa 1:
A escolarização foi responsável pela alfabetização de meninos para ingresso destes na vida religiosa.
Alternativa 2:
A escolarização se tornou efetiva após a saída dos jesuítas, com a implantação do ensino conteudista.
Alternativa 3:
A rede escolar, proposta pelos padres jesuítas desconsideravam a lingua tupi, por compreender a necessidade de alfabetização dos indígenas.
Alternativa 4:
Os educadores, no período colonial utilizavam-se de recursos didáticos além da sala de aula, afim de diversificar o ensino-aprendizagem.
Alternativa 5:
Embora a língua tupi fosse a forma de comunicação com os habitantes, a lingua portuguesa foi inserida na rede escolar e tornou-se a principal fonte de contato.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativas: 1, 2, 3 e 5
Explicação:
A alternativa 4, está errada!!
Pois no período colonial, não havia diversificação na aprendizagem dos alunos. Essa aprendizagem, acontecia de forma padronizada, com os professores, inicialmente Jesuítas, ensinando seus alunos. E visando apenas os conteúdos, que eram ensinados em sala de aula.
É importante ressaltar que: A educação que foi desenvolvida no Brasil, durante os três séculos de colonização, era restrita!!
Dada inicialmente, a alguns filhos de colonos e aos índios aldeados.
Os Jesuítas trabalharam em duas frentes:
De um lado, haviam as escolas e os colégios, que atendendiam os órfãos portugueses, e os filhos da elite colonial. Após concluírem a formação, eram encaminhados a metrópole, para concluir seus estudos.
De outro lado, estavam as reduções, que serviam para proteger os índios dos bandeirantes, que tinham o intuito de escravizá-los, educá-los e catequizá-los.
Resposta:
Embora a língua tupi fosse a forma de comunicação com os habitantes, a lingua portuguesa foi inserida na rede escolar e tornou-se a principal fonte de contato.
Explicação: