A educação na Idade Média tem como ponto inicial a doutrina da Igreja dando maior importância ao aspecto moral e normas de comportamento. Neste contexto, faz-se necessário saber que o monaquismo ou organização de homens que fizeram votos de vida religiosa trabalhavam em mosteiros e foram responsáveis:
I – Pela condensação dos saberes nas Sete Artes Liberais: o trivium (ensino da Gramática, Dialética e Retórica) e o quadrivium (ensino da Aritmética, Geometria, Música e Astronomia).
II – Por escrever a importante obra Pedagógica “De magistro” na qual demonstra um processo de ensino na visão platônica.
III – Pela criação das universidades medievais, fornecendo a primeira forma de organização democrática, representando a única cultura superior do espírito.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
A(s) alternativa(s) correta(s) sobre a educação na Idade Média como ponto inicial doutrina da Igreja é apenas a I.
- Alternativa correta: apenas a I.
Análise das Alternativas sobre Educação na Idade Média
I- Está CORRETA, pois na Idade Média a Igreja possuía o monopólio da educação, e as Sete Artes Liberais eram ensinadas nas primeiras universidades, que foram de responsabilidade da Igreja, sendo assim, esses saberes sempre para a teologia.
II- Está INCORRETA, pois a obra pedagógica "De Magistro" foi escrita pelo filósofo Agostinho de Hipona, e se trata de um diálogo que teve com seu filho sobre o magistério.
III- Está INCORRETA, pois as universidades medievais não tinham uma organização democrática. Somente quem tinha um poder aquisitivo maior poderia se dar ao luxo de sair do trabalho braçal para entrar no mundo dos estudos.
Saiba mais sobre "Educação na Idade Média" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24695193
#SPJ1