A educação jesuítica no período colonial teve início em 1549, quinze anos após a criação da Companhia de Jesus (1534) por Inácio de Loyola. Os seis jesuítas, liderados por Manuel da Nóbrega, chegaram às terras brasílicas na esquadra do primeiro governador-geral, Tomé de Souza. Logo ao se instalarem em Salvador (BA), os inacianos começaram a desempenhar a missão que lhes havia sido outorgada pela Coroa portuguesa, ou seja, iniciaram o processo de evangelização dos ameríndios por meio da catequese.
Assinale a alternativa CORRETA sobre esse período da educação brasileira:
Escolha uma:
a.
Os jesuítas extinguiram a língua tupi por meio dos trabalhos de Juan Azpilcueta Navarro e José de Anchieta
b.
A missão de cristianizar os ditos gentios se beneficiou dos elementos culturais que estruturavam as sociedades tupis-guaranis habitantes do litoral da colônia lusitana, tendo total êxito em seus objetivos.
c.
A experiência catequética com índios adultos não prosperou porque já eram portadores de uma concepção de mundo que incluía no seu cotidiano a prática da antropofagia, da poligamia, da nudez, da pajelança, da guerra e do nomadismo.
d.
Após constatarem a facilidade que os adultos esboçavam em relação à ação missionária, os padres da Companhia de Jesus mantiveram a prática da evangelização, para adultos e crianças.
e.
Os Jesuítas compuseram um catecismo bilíngue, português de Portugal e português do Brasil, na forma de perguntas e respostas que acentuavam positivamente os hábitos indígenas.
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Resposta:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar aspectos da educação relacionados com a instrução dos gentios e a educação dos órfãos de posse no Brasil Colonial (1549-1759). A metodologia aqui utilizada configura-se como histórica e bibliográfica, com abordagem qualitativa. Foram utilizadas na pesquisa produções de Casimiro, Chambouleyron, Santos e Saviani
Explicação:
ALTERNATIVA "E"
yasmindemorais36:
errado
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Resposta:
A experiência catequética com índios adultos não prosperou porque já eram portadores de uma concepção de mundo que incluía no seu cotidiano a prática da antropofagia, da poligamia, da nudez, da pajelança, da guerra e do nomadismo.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
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