Pedagogia, perguntado por Jacquematussse2602, 10 meses atrás

A educação jesuítica encaminhou-se principalmente para a formação do homem burguês, descurando a formação das classes populares. [...] Os jesuítas exerceram grande influência na vida social e política. Contrários ao espírito crítico, eles privilegiaram o dogma, a conservação da tradição, a educação mais científica e moral do que humanista. Quando liam os clássicos, procuravam expurga-los previamente das partes nocivas à fé e aos bons costumes.

GADOTTI, M. História das Ideias Pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999. p. 65

Percebe-se claramente que os jesuítas desprezaram a educação popular. Portanto, tinham duas frentes de formação, que eram:

Escolha uma:

a.

A formação profissional dos dirigentes e a formação catequética dos hereges.

b.

A formação burguesa dos dirigentes e a formação profissional das populações indígenas.

c. A formação burguesa dos dirigentes e a formação catequé

Soluções para a tarefa

Respondido por gabymelo2010
60

A formação burguesa dos dirigentes e a formação catequética das populações indígena.

CORRIGIDO PELO AVA

Respondido por Matheusieti
19

A alternativa B está correta.

Dentro de um contexto histórico, os primeiros padres jesuítas que chegaram ao Brasil, juntamente com os primeiros colonizadores, integravam o sistema de colonização europeu. 

Junto com as expedições vinham também padres, especialmente os padres da Companhia de Jesus, que tinham como vocação específica a catequese de povos não-cristãos.

Podemos destacar também a criação de colégios para catequizar os povos indígenas, além disso, a fundação de vilas e cidades em torno de missões através de uma missão de povoamento, o firmando como importante reduto jesuíta no Brasil,  a colônia de Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, na época dominado pela Espanha.

Perguntas interessantes