A educação intencional é aquela em que há um esforço explícito e declarado no sentido de ensinar de modo estruturado, planejado e sistemático, por parte de um agente educativo (indivíduo que deseja ensinar algo, como professores, monitores, educadores, mediadores), que declara as suas intenções àquele que aprende ou o aprendiz ou aluno, o qual, por sua vez, deve ter consciência da sua inserção e participação no processo educativo, realizando, idealmente, um esforço ou mostrando-se disposto a construir a aprendizagem de forma ativa. Assim sendo, essa modalidade de educação tem como característica principal o fato de tanto aqueles sujeitos que desejam ensinar quanto aqueles que aprendem estarem preparados e cientes da participação em um processo de ensino e aprendizagem. Vinculada a esta modalidade de educação, há um tipo particular de aprendizagem, que Pozo (2002, p. 57) denominou “aprendizagem explícita, que é produto de uma atividade deliberada e consciente, que costuma se originar em atividades socialmente organizadas, que de modo genérico podemos denominar ensino”.
Sobre a importância da intencionalidade da prática educativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental:
I. A Intencionalidade Pedagógica é toda a intenção direcionada que vai além da mera transmissão pura de conteúdo pelo conteúdo, envolvendo, claramente, a atitude e a postura do professor/educador, além do domínio de determinadas habilidades de ensino capazes de conduzir o participante do processo a aprender.
II. Compreende a ação consciente do professor/educador visando uma ambientação para conduzir o aluno a aprendizagem, o espaço para que isto se realize é justamente o ambiente de aula, determinado como “cenário pedagógico”, ou o “lugar” onde as mediações se dão de maneira relacional.
III. A Intencionalidade Pedagógica não se realiza isoladamente, se relaciona, interage, reflete e exige uma postura aberta com papéis definidos para quem ensina e para quem aprende, assim, firma-se como um “contrato invisível” entre quem ensina e quem aprende, porém, consciente, e, tem, necessariamente, que partir do professor/educador, ator regulador e mediador do processo de ensino, com o objetivo de provocar a ambientação para que a aprendizagem se realize de forma eficiente e eficaz.
IV. A intencionalidade pedagógica refere-se às estratégias que o professor utilizará para transmitir o conteúdo escolhido, deve dizer isso ao aluno no início da aula; se vai ser aula expositiva com auxílio de retroprojetor, aula com projetor multimídia, com aparelho de som, no laboratório, com quadro de giz, textos de apoio, entre outros.
NEGRI, Paulo Sérgio. Comunicação Didática: A Intencionalidade Pedagógica como Estratégia de Ensino: Módulo I. Londrina: Labted, 2008.
POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Tradução de Ernani da Fonseca Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
Em relação ao contexto apresentado é correto o que se afirma em:
a) I, II, III e IV.
b) III e IV apenas.
c) II, III e IV apenas.
d) I, II e III apenas.
e) I, III e IV apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Explicação:
A) I, II, III, IV.
Perguntas interessantes
Música,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás