“A educação inclusiva objetiva atender todos os alunos nas mesmas escolas e eles recebam uma educação de qualidade, isto é, que tenham acesso ao conhecimento escolar. Essas pessoas devem ser atendidas nas salas de ensino regular e receber um atendimento educacional especializado, conforme suas especificidades, porque estão mais vulneráveis à exclusão do contexto educacional e, por conseguinte, do social”.
MORI, Nerli Nonato Ribeiro e CEREZUELA, Cristina. (Orgs.). Inclusão e educação especial na educação básica: um estudo nas cinco regiões do Brasil. Maringá: EDUEM, 2021, p. 18).
A legislação com relação à educação inclusiva vigente em nosso país garante o direito ao aluno com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais o atendimento educacional especializado (AEE). Considerando as discussões apresentadas em nossas aulas e no material de apoio, analise as afirmativas abaixo:
Alternativas
Alternativa 1:
A educação inclusiva pressupõe a existência de escolas distintas para atender pessoas distintas.
Alternativa 2:
As instituições de ensino no Brasil, de maneira geral, seguem o que estabelece o conceito de Desenho Universal, garantindo uma educação de qualidade a todos os alunos.
Alternativa 3:
O AEE é um recurso disponibilizado exclusivamente nas instituições de ensino privadas, uma vez que demanda grande investimento na contratação de profissionais qualificados.
Alternativa 4:
Embora assegurado por lei, no Brasil, os alunos com deficiência encontram inúmeras dificuldades no contexto dos processos educativos, o que contribui para o insucesso da vida em comunidade.
Alternativa 5:
A inclusão educacional no Brasil trata-se de um processo que representa um retrocesso às conquistas alcançadas pelas escolas brasileiras, que precisam constantemente rever sua organização para atender o público-alvo da educação especial.
Soluções para a tarefa
É evidente que existem muitas barreiras ainda, para os alunos de AEE, de forma que o distanciamento entre teoria e prática, contribui para a dificuldade na vida em comunidade (Alternativa 4).
Educação Inclusiva na Realidade
De fato, a legislação sobre a educação inclusiva tem melhorado substancialmente, mediante os esforços da comunidade para a efetivação de seus direitos. Todavia, na prática, observa-se um grande distanciamento com a realidade, visto que muitos alunos de AEE sofrem preconceito e discriminação, tornando-se excluídos da sociedade.
Mais sobre educação inclusiva: brainly.com.br/tarefa/25740912
#SPJ1
Resposta:
ALT 4
Explicação:
Embora assegurado por lei, no Brasil, os alunos com deficiência encontram inúmeras dificuldades no contexto dos processos educativos, o que contribui para o insucesso da vida em comunidade.