Ed. Física, perguntado por kesleynunes450, 5 meses atrás

A educação higienista, com o objetivo de preparar o corpo para o trabalho, visando, principalme nte, à saúde de modo geral, trouxe diversos avanços para a educação física no Brasil. Sabendo como a abordagem higienista se manifestou no século XIX, observe a seguinte situaçã o: A prática de atividade física cada vez mais tem sido estudada como uma ferramenta de prevençã o e tratamento para diversas doenças crônicas, sendo inclusive prescrita e "receitada" por inúmer os médicos. Nas academias, essa preocupação com o corpo e com a saúde também está em alta, trazendo o p apel de "promotor de saúde" para o professor de educação física, que atualmente desempenha ati viades nas estratégias de saúde da família (unidades básicas de saúde) e nos hospitais, além de a cademias, clubes e escolas. Observando o cenário atual da educação física, disserte, em uma lauda, sobre a relação da sit uação abordada anterior com a abordagem higienista do século XIX, buscando entender q uais os seus pontos de convergência e divergência, bem como apresentando as consequênci as que este cenário traz para a profissão.

Soluções para a tarefa

Respondido por profameiri
0

Atividades do Portal do aluno e trabalhos em geral

66999799764 - Whats

Respondido por EdinaldoFS
2

Resposta: A abordagem higienista é muito parecida com a retomada da ideia da educação física voltada para a saúde, algo que muito se tem abordado atualmente.

Assim como no século XIX, muitos médicos estão assumindo o papel de prescrever e disseminar a atividade física, seja em consultórios ou em programas de televisão.

A preocupação com a saúde e a qualidade de vida crescente e as preocupações em manter a capacidade funcional de indivíduos, melhorando sua saúde nasce muito da perspectiva higienista.

O principal avanço que pode ser citado é que não se busca mais que o exercício, de certa forma, separe classes, mas é inegável que, na sociedade atual, praticar exercícios é sinal de staus social diferenciado, agregando valor social a quem o pratica, como no século XIX.

É inegável que o exercício oferece diversas melhorias na saúde, sendo interessante o movimento de tornar a sociedade mais ativa.

Neste cenário, o professor de educação física tem sua responsabilidade profissional e social aumentada, mas é importante que ele saiba acompanhar estas mudanças, uma vez que não é mais suficiente entender apenas de treinamento físico ou das regras dos esportes. É vital que o professor de educação física conheça patologias, medicamentos, fisiologias, além de protocolos especializados para o atendimento de cada população, para que não se volte ao passado e que outras profissões voltem a ocupar um espaço que hoje é ocupado por profissionais de educação física.

Explicação:

Perguntas interessantes