A educação formal no Brasil inicia-se apenas em 1549, com a chegada dos padres jesuítas. Isso quer dizer que, durante a colonização do Brasil pelos portugueses, um setor religioso exerceu um papel de destaque na organização social da colônia, chamada de Companhia de Jesus, ou os jesuítas. A concepção pedagógica Tradicional Religiosa era baseada num plano chamado Ratio Studiorum. Este plano educacional, no Brasil, tinha que objetivo? A) Aculturação da população para formar uma identidade cultural brasileira independente de Portugal. B)Propor educação formal com intuito de formar a elite pensante suficiente para os novos cargos públicos. C)Instruir a totalidade da população no sentido de formar um país independente. D) Realizar a catequização dos índios, dos negros, além dos ensinamentos aos descendentes dos colonizadores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Realizar a catequização dos índios, dos negros, além dos ensinamentos aos descendentes dos colonizadores.
Explicação:
A alternativa correta sobre o plano educacional que o enunciado se refere, presente no Brasil no século XVI, é a letra D) Realizar a catequização dos índios, dos negros, além dos ensinamentos aos descendentes dos colonizadores.
A Igreja Católica no Brasil Colônia tentava impor a catequização aos indígenas, negros e seus descendentes de maneira opressora. Com isso, prezavam pela propagação do catolicismo, do idioma português e de suas tradições culturais.
Os jesuítas eram os responsáveis por esse processo de imposição frente aos nativos indígenas da América portuguesa, ordenados pela coroa portuguesa. Esse trabalho não se deu apenas no Brasil, mas em diversos locais do planeta, pois os portugueses buscavam obter o domínio sobre suas colônias.
Os principais objetivos das missões jesuíticas era obter uma maior facilidade na relação entre os povos (europeus com indígenas, negros e descendentes).
Leia sobre questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/28027848