A Educação Física escolar exige que o professor planeje previamente as suas ações, estabelecendo objetivos, métodos pedagógicos e momentos avaliativos que busquem alcançar objetivos específicos. Imagine que você começou a atuar como professor de Educação Física em uma instituição escolar e tem que desenvolver aulas para uma turma do 8º ano do ensino fundamental, composta por 30 alunos, com o conteúdo contendo esportes técnico-combinatórios, como a ginástica artística, a ginástica rítmica e o skate. Considerando o exposto, observe e faça o que se pede: a) Ao desenvolver a primeira aula do conteúdo, suponha que somente oito estudantes estiveram presentes e demonstraram atingir os objetivos propostos. Considerando a adesão dos estudantes, o que você faria na próxima aula? b) Supondo que esse conteúdo não é comum na comunidade escolar na qual está inserido, mencione quais tipos de atividades você desenvolveria durante uma unidade temática composta por três aulas. c) Sendo um dos objetivos para os estudantes do referido ano escolar "propor alternativas para a experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola", quais tipos de ações você poderia desenvolver em uma aula para buscar atingi-lo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
b. Se o conteúdo fosse desconhecido para essa comunidade, em primeiro lugar ele deveria ser apresentado a comunidade escolar, valorizando as diferentes culturas: com vídeos, filmes e outros materiais que despertariam a curiosidade dos alunos em aprender sobre esse tema. A seguir proporia uma aula prática experimental e no final um debate a fim de descobrir quais foram as impressões dos alunos com essa “nova” modalidade. Embora os planos de aula sejam definidos estabelecendo-se certa previsibilidade às atividades que serão desenvolvidas, eles podem ser redefinidos à medida que o professor necessite revisar e reorganizar o seu processo de ensino.
Explicação:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
a) Considerando a situação em questão, na próxima aula o professor deverá retomar o objetivo, proporcionando àqueles que não compareceram a oportunidade de construção do conhecimento. Como forma de não desengajar os que estiveram presentes, pode trazer novas atividades e recursos para o mesmo objetivo.
b) Considerando a pouca vivência dos estudantes nos esportes técnico-combinatórios, o professor poderá em uma primeira aula produzir um conhecimento conceitual sobre as modalidades que compõem esta categoria. Pode, portanto, selecionar vídeos, figuras e pesquisas para exploração do conteúdo. Na segunda aula, poderá realizar atividades que busquem a vivência dos elementos que compõem os esportes técnico-combinatórios, como paradas-de mão, atividades com fitas e outras acrobacias comuns a todos eles. Na terceira aula, poderá desenvolver a vivência de um ou mais esportes específicos em sua totalidade.
c) Considerando o objetivo em questão, o professor poderá mapear quais esportes técnico-combinatórios fazem parte do cotidiano dos escolares e, a partir disso, solicitar que façam pesquisas e apresentações práticas sobre os esportes que não são comuns ao seu dia a dia.