a educacao fisica é espaco fertil para trabalhar relações de generos? porque?
Soluções para a tarefa
Resposta:
É um campo fértil e muito amplo a ser trabalhado.
Explicação:
Antes de tudo é necessário compreender a definição da palavra gênero, que de acordo com o Minidicionário Ediouro da Língua Portuguesa (XIMENES, 2000, p. 469), é o
“conjunto de espécies que possuem caracteres comuns [...] categoria que, por meio de desinências, distingue as palavras em masculinas, femininas ou neutras.”
Sendo assim, é o agrupamento de algo que possui características em comum. A expressão gênero refere-se à relação da construção social de sexo. Segundo Luz Junior (2003), não é apenas o sexo biológico que diferencia os homens e mulheres, mas sim aspectos sociais e culturais, que vem sendo construído historicamente. Altmann e Souza (1999, p.55) também concordam que o conceito de gênero vai além das diferenças de sexo.
“[...] gênero é uma categoria relacional porque leva em conta o outro sexo, em presença ou ausência.” As autoras continuam dizendo que vai além disso, relacionando com classificação de outras categorias, pois as pessoas não são vistas somente pelo sexo, mas são classificados em diversas categorias, como idade, raça, etnia etc. Isso acontece também em espaços sociais, que incluem a escola e aula de Educação Física.
Tendo uma abordagem pedagógica abrangente, conseguimos alcançar os alunos de forma bastante efetiva, a ponto de conseguir o intuito de educar os mesmos a cerca dos fundamentos presentes na educação física, e dessa forma podemos perceber que apesar das aulas serem mistas, ainda há uma cultura dominante que faz com que os alunos, mesmo sem perceberem, tornem os esportes generificados. Ou seja, ainda há esportes ditos como femininos e masculinos, principalmente no momento em que os alunos apontam as vantagens das aulas separadas por sexo.
Assim o tema sobre gêneros acaba sendo muito útil para os mais diversos campos da vida dos nossos alunos a enfrentarem e entenderem as mudanças em nossa sociedade.
REFERÊNCIAS
ALTMANN, Helena; SOUSA, Eustáquia Salvadora de. Meninos e meninas: Expectativas corporais e implicações na educação física escolar. In: Cadernos Cedes, ano XIX, 1999.
AUAD, Daniela. Educação para a democracia e co-educação: pontamentos a partir da
categoria de gênero. Revista USP, São Paulo, n.56, p. 136-143, dezembro/fevereiro 2002-
2003.
JUNIOR LUZ, Agripino Alves Luz. Educação física e gênero: olhares em cena. São Luís, MA: UFMA, 2003. 160 p.