A Educação Física brasileira passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular, que foram marcantes ao longo da sua formação e na busca da caracterização dos pressupostos teóricos que lhe servem de fundamento, mantém-se historicamente ao longo dos anos em busca de adequações e características específicas do pensar a prática da Educação Física (GHIRALDELLI JUNIOR, 2004). Com relação à educação física higienista, analise as sentenças a seguir: I- A educação física higienista tem como finalidade melhorar a condição de vida dos brasileiros, as autoridades fizeram que os médicos viessem com uma função higienista e procuraram alterar os hábitos de higiene e saúde da população. II- A elite imperial estava de acordo com as determinações higiênicas, eugênicas e físicas, não existia resistência na realização de atividades físicas devido à associação entre o trabalho físico e o trabalho escravo. III- A escola foi utilizada para divulgar hábitos de higiene e a educação física foi considerada a disciplina que viabilizava essa prática. IV- A educação física proporcionava a educação do corpo, possuindo como objetivo a estrutura de um físico saudável, equilibrado organicamente e mais suscetível a doenças
Soluções para a tarefa
Com relação à educação física higienista é correto o que se afirma apenas em I e III.
Educação física higienista
A fase "Educação Física Higienista" anterior a 1930, que posicionava a educação física como um ator potencial na saúde pública, enfatizava o problema da saúde, apelava a uma sociedade livre de doenças infecciosas, e definia a educação física como tendo um papel importante na formação de pessoas saudáveis e fortes.
A Associação para a Educação em Higiene Física propôs a proteção da saúde através da medicina social, educação popular e o ensino de novos hábitos higiênicos. Uma população saudável e educada é o maior bem de um país, disseram os defensores.
Saiba mais sobre educação física higienista em: https://brainly.com.br/tarefa/15083000
#SPJ4