a educação escolar possui como função social preparar o sujeito em seus aspectos globais para viver em sociedade e se tornar um ser crítico, reflexivo e humanizado. além de ter uma função social intrínseca nas ações escolares e dos escolares – professores e aluno, por exemplo – também há garantia em lei sobre o papel do ensino ministrado nestas instituições. é o que nos mostra o artigo 3º da lei nº 9.394 de 1996, salientando os princípios da educação escolar em todo o brasil, com direitos e deveres a todos os partícipes das instituições escolares, favorecendo uma educação de qualidade e democrática. considerando o exposto sobre os princípios do ensino a ser ministrado nas escolas e o artigo 3º da lei 9.394 de 1996, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta: Ao analisar a afirmação no enunciado da questão pude concluir que a resposta correta para está questão seja a alternativa 1.
Explicação:
A)O ensino será ministrado perante a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
A ação pedagógica de cunho tradicional defende uma educação baseada na noção de paideia grega, onde ensina-se a moral e a cultura clássica aos alunos.
Nessa teoria, estão muito presentes a ideia da memorização dos conteúdos. Assim, o professor, numa relação de autoridade para como aluno, detém de toda a sabedoria e precisa transmiti-la aos alunos.
Já a teoria tecnicista é uma vertente que se prende à teoria positivista, sendo a ciência e a razão muito valorizadas. Nas escolas positivistas, há um ímpeto na produtividade, no fazer e na técnica. Os alunos são direcionados à práxis e a ação, por meio da razão humana, é a sua principal qualidade.
Quanto à tendência progressista, esta tem como pressuposto a valorização do conhecimento empírico dos alunos e sua fonte de vida histórica, visto que o homem, antes de conhecer algo, não possui conhecimentos prévios, sendo uma tábula rasa de informaçã..
A metodologia dinâmica e construtivista, por sua vez, liga conhecimento e aluno por intermédio do mediador, que não é mais detentor de total conhecimento, mas sim, conciliador em sala de aula. Para ela, não dá para falar em verdades universais e absolutas, mas em verdades pautadas na realidade e na visão de mundo de cada agente.
Link: brainly.com.br/tarefa/22970530