A educação escolar, ao longo da história, tem olhado para a criança de diferentes maneiras, mas predominantemente como um ser cognitivo. Assim, em sua organização pedagógica, privilegiou as atividades voltadas à aquisição e ao domínio de conteúdos e informações.
A Escola Gaia, privada, atende às diferentes etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e conta com mais de 1000 alunos matriculados. Na Educação Infantil, oferece creche, para crianças de 0 a 3 anos e onze meses, e a pré-escola, para crianças de 4 anos até 5 anos e onze meses. O projeto pedagógico da Escola Gaia tem como premissa a educação integral para um aluno integral; assim, considera as crianças em todas as suas dimensões: física, cognitiva, social, cultural e afetiva.
Nesse projeto, as práticas pedagógicas são desenvolvidas a partir dos estágios de desenvolvimento propostos por Wallon. Desta forma, a organização das turmas não segue uma divisão por idade, mas pela predominância dos campos funcionais. Veja o contexto a seguir.
Descrição da imagem não disponível
Diante dessa solicitação, você irá organizar as informações para que, depois, possa desenvolver o projeto. Assim, organize uma tabela com cada estágio de desenvolvimento, de acordo com o projeto pedagógico da escola, para o atendimento de crianças de zero a 11 anos. Para cada estágio, registre o campo funcional predominante e as características das crianças em cada etapa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Resposta:
O papel é formar cidadãos, dar ao aluno o ensinamento de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, serve para orienta-los para a vida, mas isso só acontece, se a definir como meta, os trabalhos críticos com os conteúdos a serem estudados com os educadores. É preciso que a compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condições para se inserir no meio social.
O professor, por sua vez, deve considerar no exercício de sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações que por esta em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educador a uma formação critica, capaz de leva-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transforma-lo.
Explicação: