A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. Sobre o ensino de Arte, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas. I. O ensino em Arte favorece o desenvolvimento artístico e o modo de perceber e dar sentido à experiência humana. PORQUE II. O aluno desenvolve habilidades que o permite um olhar diferenciado sobre a natureza e as diferentes culturas. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
CORRETA: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. O documento de Arte expõe uma compreensão do significado da arte na educação, explicitando conteúdos, objetivos e especificidades, tanto no que se refere ao ensino e à aprendizagem, quanto no que se refere à arte como manifestação humana (PCN-Arte, 1997, p. 15).
Neste desafio, você deve fazer uma análise crítica sobre o papel da arte na educação brasileira. Para isso, utilize o texto acima como suporte para sua reflexão. Escreva no máximo dez linhas.
Resposta: PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Ainda persiste o pensamento, entre muitos educadores e pessoas da sociedade civil, que o ensino de arte nas escolas é um meio de "gastar tempo", em vez de se dedicar a disciplinas de verdade, tais como: a matemática e o português. Contudo, o que essas pessoas não compreendem é que o ensino de arte possibilita desenvolver nas crianças uma capacidade de abstração, objetividade, criatividade e atenção sobre os objetos. O ensino de arte, apesar de ser uma obrigatoriedade nas escolas, ainda não foi compreendido em sua plenitude. Cabe aos professores, escolas e governo fomentarem essa prática junto à sociedade.