A educação é, portanto, fundamental para a socialização do homem e sua humanização. Trata-se de um processo que dura a vida toda e não se restringe à mera continuidade da tradição, pois supõe a possibilidade de rupturas, pelas quais a cultura se renova e o homem faz a história.
Fonte: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 2ªed., São Paulo: Moderna, 1994. [p.18]
Assinale a única alternativa que é justificável pelo trecho apresentado.
Escolha uma:
a.
A convivência em sociedade não pode ser aprimorada pelo processo educativo, pois os costumes e modos de ser de um grupo nunca se mantém os mesmos.
b.
Tornar-se humano é um ato natural, que se dá em um momento determinado da vida do indivíduo; a educação serve apenas para aperfeiçoar.
c.
Toda a cultura se renova ao longo do tempo; por isso, o homem nunca consegue ter sua identidade preservada, mesmo porque na vida social nada permaneça estático.
d.
A perda de um sentido da realidade é o risco que sempre se corre, pois o homem tem de aceitar o diferente que aparece a cada instante; a mudança da realidade cria homens inconstantes.
e.
Educar significa transmitir o que as gerações passadas aprenderam, neste sentido, significa que os conteúdos a serem ensinados permanecem os mesmo ao longo do tempo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Resposta certa - A perda de um sentido da realidade é o risco que sempre se corre, pois o homem tem de aceitar o diferente que aparece a cada instante; a mudança da realidade cria homens inconstantes.
Perguntas interessantes