A educação do corpo, pensada inicialmente para a educação privada dos filhos das famílias abastadas, foi amplamente divulgada e efetivada na escola pública do século XIX. No entanto, essa mudança de uma educação física doméstica para uma educação física efetivada em um espaço público não se deu de forma evolutiva. Foi preciso a existência de condições históricas determinadas para que se instaurasse um longo e acirrado debate sobre a extensão das práticas corporais de uma forma universal.
HEROLD JÚNIOR, Carlos. A educação física no pensamento educacional moderno no contexto francês do século XVIII. Analecta (UNICENTRO), Guarapuava-PR, v. 7, p. 43-55, 2006.
Levando em consideração a citação acima e a história educacional, avalie as afirmações a seguir:
I – Percebe-se que nem a educação formal, nem as práticas formativas sistemáticas atinentes ao corpo, eram pensadas e voltadas a todos os membros da sociedade no início da história educacional.
II – No nascimento da sociedade moderna, sob a égide do capitalismo, poucas foram as transformações que aconteceram em termos de se pensar a escola e suas práticas corporais de forma igual para todos os cidadãos.
III – Com a Revolução Francesa de 1789, nota-se que as justificativas e as estruturas educacionais capazes de absorver, também, os filhos das classes trabalhadoras, tornam o corpo um assunto importante e educável nas estruturas institucionais que se expandiam.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e III apenas
Explicação:
Ao contemplar esse processo já efetivado, não se pode perder de vista que o pensamento educacional liberal transita da necessidade da educação do corpo como prática privada e exclusiva de uma classe para, já no interior da revolução, conjeturar, conceber e, com denodo, debater, em alguns projetos educacionais, a educação do físico oferecida a toda sociedade. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é analisar a forma como o pensamento liberal, no contexto francês pré e imediatamente pós-revolucionário, elaborou, no interior das discussões mais amplas sobre os rumos sociais, a necessidade de se educar o corpo. Apoiando-se no estudo dos representantes mais destacados do pensamento educacional desse momento, procurar-se-á evidenciar como e porque a educação física, antes pensada como modalidade educativa na e para a vida privada, passou a ter sua utilidade pública passível de ser regulada pelo Estado, veementemente discutida.
Resposta:
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativa 2: V, F, V.
Explicação: