A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se faz necessária em nossa sociedade atual, porque resgata os direitos à educação escolar que foram privados de muitas pessoas que não tiveram acesso à escola ou oportunidade de estudo ainda na infância. Mas não para por aqui. Atualmente, mesmo com a garantia de educação para todos, ainda temos lacunas sociais e econômicas que implicam na conclusão do processo de escolarização na infância e/ou na adolescência. Vejamos alguns desses casos: "Trabalho: abandono da escola para contribuir no sustento da família; gravidez precoce: muitas meninas deixam a escola por conta da maternidade precoce; drogadição: Problema que atinge muitos jovens, levando-os à evasão escolar da Educação Básica" (CORDEIRO; BRITO; SOUZA, 2021, p. 88).
CORDEIRO, S. M. N.; BRITO, F. R. C.; SOUZA, M. M. P. Teoria e prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sabendo desse contexto, escolha um dos fatores supracitados e elabore um texto (mínimo de 15 e máximo de 25 linhas), considerando os seguintes aspectos:
- A relação do fator escolhido (trabalho, gravidez precoce ou drogadição) com a evasão da educação básica (ensino regular);
- A EJA como possibilidade dessas pessoas retomarem os estudos e melhorarem de vida, enfatizando a importância desta modalidade para nossa sociedade atual.
Atenção: para fundamentar seu texto, insira 1 (uma) citação direta de até 3 linhas, e apresente a referência conforme a ABNT.
Soluções para a tarefa
A seguir, analisaremos uma redação sobre a Educação de Jovens e Adultos e sua relação com o trabalho e evasão escolar:
Atualmente, por motivos de necessidade, muitos são os jovens que necessitam ingressar no mercado de trabalho de maneira precoce, a fim de ajudar no sustento de sua família. Isso faz com que muitos jovens pratiquem a evasão escolar.
No entanto, a escola é muito importante para a formação integral do indivíduo, e é aí que a Educação de Jovens e Adultos se faz muito importante.
O que é a Educação de Jovens e Adultos?
Pode-se dizer que é uma modalidade de ensino que objetiva garantir os devidos direitos de jovens e adultos que não tiveram o ensino completo.
Veja mais sobre a Educação de Jovens e Adultos em:
https://brainly.com.br/tarefa/22582185
A necessidade de trabalhar é o principal motivo apontado por jovens de 14 a 29 anos para abandonar os estudos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Aproximadamente quatro em cada dez jovens que não concluíram o ensino médio precisaram deixar as salas de aula para trabalhar.
“É importante ressaltar que elevar a instrução e a qualificação dos jovens é uma forma de combater a expressiva desigualdade educacional do país. Além disso, especialmente em um contexto econômico desfavorável, elevar a escolaridade dos jovens e ampliar sua qualificação pode facilitar a inserção no mercado de trabalho, reduzir empregos de baixa qualidade e a alta rotatividade”, afirma o IBGE.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode ser vista como o ápice do retrato das desigualdades sociais e econômicas do Brasil. Isto porque congrega em si duas faces: as fragilidades de uma escola excludente diante da diversidade e, no outro extremo, o direito de aprender independentemente da idade. Com isso, carrega também a responsabilidade de não excluir estas pessoas uma vez mais.