A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se destina às pessoas que não tiveram acesso à educação na idade própria ou que precisaram interromper seus estudos, seja pela repetência, evasão, por desigualdades de condições de permanência, ou por tantas outras situações adversas.
A respeito da EJA, é CORRETO afirmar que:
a. não é direito subjetivo das pessoas que precisaram abandonar os estudos para trabalhar.
b. os cursos de EJA devem funcionar no turno noturno, exclusivamente.
c. é uma modalidade da educação básica nas etapas fundamental e média.
d. pode ser ofertada nas etapas de educação infantil, fundamental e média.
e. deve ser ofertada, exclusivamente, em cursos supletivos.
Soluções para a tarefa
A alternativa C está correta.
A educação de jovens e adultos tem uma contribuição social muito forte pois coloca seus educandos em um estado de formação libertadora, semelhante às propostas apresentadas por Paulo Freire de formar o aluno como um ser crítico em sociedade.
A promoção da educação de jovens e adultos auxilia os alunos fora do ambiente escolar, os colocando frente a diferentes questões as quais podem ser observadas no trabalho, na vida social, de forma reflexiva.
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
É realmente uma educação básica que permite ao educando a continuação e conclusão dos seus estudos que não fora concluído por diversos motivos individualizados. A partir desse ponto permite ao educando uma nova realidade e perspectiva de vida com a continuidade dos estudos em busca de uma profissionalização.