A Educação de Jovens e Adultos – EJA no Sistema Educacional Brasileiro figura como uma função reparadora que, ao mesmo tempo, é vista como uma oportunidade concreta de presença de jovens e adultos na escola e uma alternativa viável em função das especificidades socioculturais destes segmentos para os quais se espera uma efetiva atuação das políticas sociais. Nessa perspectiva, é correto afirmar que: I. A primeira concepção de ensino que historicamente permeiam a prática da EJA se refere a uma abordagem tradicional ou instrumental, preconizada por Paulo Freire, que compreende que o alunado irá conhecer o mundo a partir do contato vertical e hierarquizado com o professor. II. A segunda concepção de ensino que historicamente permeiam a prática da EJA denominada crítica, dialógica ou emancipatória, propõe que todo ser humano se constrói na medida em que pensa e interage com o universo em que está inserido. III. A inserção de habilidade e competências dentro das instituições educacionais, não possui relação com uma concepção crítica da educação. A pura cópia de informações e a memorização são práticas restritas, pouco transformadoras e ultrapassadas. IV. Para que a aprendizagem significativa ocorra, o aluno deve ser capaz de articular os conhecimentos com as situações que se apresentam em sua vida. V. A EJA também tem Matrizes de Competências e Habilidades que pautam a elaboração do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), – fundamental e médio. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Apenas II, IV e V estão corretas; Apenas I, II, III, IV estão corretas; Apenas II, III, IV e V estão corretas; Apenas I, II e III estão corretas; Todas estão corretas;
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Resposta: II, III, IV e V estão corretas
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