A Educação de Jovens e Adultos (EJA) não está presente desde o início da formação do Brasil, e sim após a Educação Jesuítica, a qual tinha como intenção, apenas, a formação indígena e catequizadora da Igreja Católica. A EJA passou por vários momentos de grande significado político-sociais, para sua organização e se mostra, até hoje, um sistema resistente e forte. A Educação Popular não deixou de estar presente na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Foi uma luta do povo, uma educação participativa através dos movimentos populares. Esses movimentos foram fundamentais para a sociedade civil, e marcaram a história da educação brasileira. A partir desses movimentos novas concepções sócio-pedagógicas para Educação de Jovens e Adultos foram geradas. Ao se iniciar por Paulo Freire, a Educação Popular, propunha uma conscientização política, buscando o entendimento da população por meio de conceitos como: de liberdade, de igualdade e de superação das condições menos favorecidas e da pressão da sociedade. Foi realmente na EJA, que a Educação Popular contribuiu para atender as reivindicações de melhorias de apelo popular. Importa destacar que, antes do aparecimento da Educação de Jovens e Adultos, outros movimentos da sociedade civil lutavam contra o analfabetismo. Disponível em : . Acesso em 10 dez. de 2019 (adaptado). Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir: I. A Educação de Jovens e Adultos passou por grandes significações políticas e sociais, após a educação jesuítica, mantendo-se forte e resistente até os dias atuais. II. A educação popular foi uma luta do povo contra o analfabetismo. III. A educação popular propunha a compreensão do significado de liberdade, igualdade e de superação da opressão. É correto apenas o que se afirma em A - I e II. B - I, II e III.0 C - I. D - II e III. E - III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
É correto o que se afirma na letra B- I, II e III.
Explicação:
A Educação de Jovens e Adultos passou por grandes significações políticas e sociais, após a educação jesuítica, mantendo-se forte e resistente até os dias atuais. A educação popular foi uma luta do povo contra o analfabetismo. A educação popular propunha a compreensão do significado de liberdade, igualdade e de superação da opressão.
A educação de jovens e adultos foi uma política desenvolvida pelo governo federal fundamentada na educação jesuítica, para combater o analfabetismo e assegurar a liberdade. Portanto, a alternativa correta é a letra B: I - II e III são verdadeiras.
A importância da educação de jovens e adultos
A Educação de Jovens e Adultos é um projeto nacional que tem o compromisso de promover uma educação voltada para a formação pessoal e profissional e o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos pessoais para jovens a partir dos 15 anos.
Aprenda mais sobre EJA aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52591275
#SPJ2