A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola. Felizmente, o conceito vem mudando e, entre os grandes desafios desse tipo de ensino, agora se inclui também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho - o que ganha destaque nestes tempos de crise econômica.
Soluções para a tarefa
Não se trata mais de uma iniciativa que visa apenas preencher o currículo de quem não teve oportunidades de concluir o ensino regular, mas sim de uma forma de efetivamente preparar o educando para ingresso no mercado de trabalho.
O ensino voltado a jovens e adultos foi incluído nas políticas do governo federal. Para que este público seja abrangido de forma universal e democrática pelo ensino, uma das ações instituídas pelo governo foram os cursos a distância, que vieram facilitar o acesso à escola para quem não tem recursos financeiros ou tempo suficiente para se deslocar até os centros de ensino.
Além disso, outra iniciativa que caracteriza os novos objetivos da educação de jovens e adultos foi criação do Pronatec EJA. Trata-se de um programa voltado a jovens e adultos, caracterizado pela oferta de cursos técnicos profissionalizantes, voltados para alguma área específica do mercado de trabalho. O programa disponibiliza cursos presenciais e a distância, de curta duração e certificados, focados diretamente na demanda do mercado de trabalho.