A educação brasileira tem como principal documento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96. Nessa Lei, encontramos uma série de proposições acerca de como o ensino deve ser organizado. Sendo assim, é correto afirmar que nossa educação tem uma série de princípios que a norteiam. Sobre tais princípios, verifique as asserções abaixo. I. Um dos princípios sobre “como nosso ensino será ministrado” é, sem dúvida, o princípio da igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem o qual não podemos efetivar nossa educação de qualidade. Porque II. Temos garantido também o direito à coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 2: As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta a primeira. Alternativa 3: A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira. Alternativa 4: A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa. Alternativa 5: Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Olá,
De acordo com a Lei 9.394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
(...)
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino (...).
A resposta correta é a:
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Podemos dizer isso pois as duas proposições estão corretas e constam na lei, mas a segunda não justifica a primeira, pois ambas são descritas como um princípio do ensino.
"Posto isso, era preciso garantir a todos os cidadãos o direito de aprender, sejam esses frutos de famílias abastadas ou menos favorecidas. Em outras palavras, era preciso que todos tivessem igual dade de condições para o acesso e permanência na escola; além de liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, o pluralismo de ideias etc." (página 41).
Isso significa que tanto as pessoas mais pobres como as mais ricas tem direito ao acesso a educação de qualidade, seja na escola particular ou na pública.
Ao meu ver, as duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa para a primeira.