A educação básica é uma atribuição compulsória dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A oferta do ensino fundamental é responsabilidade compartilhada dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, sendo o ensino médio uma atribuição específica dos Estados e do Distrito Federal e a educação infantil uma atribuição dos Municípios. Em tese tal distribuição de responsabilidades parece simples, mas na prática, não é. Isto ocorre em função de vários problemas, a começar pela questão financeira. Como apenas o ensino fundamental possui recursos próprios, assegurados em lei, sua oferta tem se constituído em um terreno de disputa entre Estados e Municípios. Ao mesmo tempo, a educação infantil e o ensino médio, que não têm financiamento assegurado, vivem à míngua e sem perspectiva de sustentabilidade.
VIEIRA, S. L. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE – v.23, n.1, p. 53-69, jan./abr. 2007.
Considerando as informações apresentadas acerca da realidade da organização e gestão do sistema educacional brasileiro, analise as afirmações a seguir.
I. Os diferentes níveis de governo são igualmente responsáveis pela oferta do ensino fundamental.
II. Há discrepância no tratamento dado para as diferentes etapas da educação básica, privilegiando-se o ensino fundamental.
III. A Educação Infantil é de responsabilidade dos municípios, enquanto cabe especificamente aos Estados e ao Distrito Federal gerir o Ensino Médio.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
TODAS SÃO AFIRMATIVAS-5
Explicação:
A alternativa correta sobre a educação básica é a Alternativa 5 (I, II e III).
A educação básica é dividida em três etapas:
I - Educação Infantil
II - Ensino Fundamental
III - Ensino Médio
Seguindo as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação básica deve ser obrigatória para crianças a partir de quatro anos.
Para melhor gerenciar os planos de ensino existe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento que ajuda a nortear os docentes e as instituições de ensino para o que é essencial ser inserido no conteúdos de desenvolvimento de crianças e jovens.
Ela traz estratégias e situações que devem ser inseridas em cada fase de aprendizado na educação básica.
Para saber mais sobre a BNCC clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/21162075
Bons estudos!