A Educação Artística foi o primeiro reconhecimento legal do ensino da arte. A arte fol incluída no currículo por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1971. Houve uma tentativa de melhoria do ensino da Arte na educação escolar, ao incorporar atividades artísticas com ênfase no processo expressivo e criativo dos alunos" (FERRAZ; FUSARI, 1991, p. 15-16). Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I-A educação artística se desenvolve nas escolas, mas percebem-se inúmeras questões que não concretizam um verdadeiro ensino da arte que valorize o saber artístico. PORQUE Il-Na época, era grande a falta de formação para os professores e também a falta de compreensão acerca de como e qual arte é protagonista nesse ensino, pois os debates sobre metodologia do ensino da arte ainda eram poucos e, aliado a falta de formação destes profissionais, diversos equívocos se instalaram nestes primeiros anos em que a Educação Artistica fol fomentada nas escolas. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: FUSARI, M. F. de R. e; FERRAZ, M. H.C. de T., Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992. A) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. in omposiões verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas são asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
C) A primeira asserçõe é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira
D) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa concreta da primeira
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
fiz a prova e realmente as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Resposta: Letra B
Explicação:
A educação artística se desenvolve nas escolas, mas percebem-se inúmeras
questões que não concretizam um verdadeiro ensino da arte que valorize o saber
artístico. Como alguns pontos a serem abordados sobre essa questão, podemos
destacar a falta de formação para os professores e também a falta de compreensão
acerca de como e qual arte é protagonista nesse ensino. Essa falta de compreensão vai
acarretar um ensino polivalente, no qual o professor leciona tudo e, ao mesmo, tempo
nada, pois não há o aprofundamento e nem o conhecimento necessário sobre cada uma
das linguagens artísticas na formação docente para que, respectivamente, se tenha o
ensino de todos estes tópicos.