Geografia, perguntado por thaisbruin, 1 ano atrás

A Educação Ambiental parece deixar claros seus objetivos com relação à garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado para gerações atuais e futuras, e à garantia de uma melhor qualidade de vida por meio de práticas e hábitos humanos menos degradantes e descomprometidos com o bem comum: o meio ambiente. Sorrentino (1991) identifica no Brasil quatro correntes de práticas educativas, que são:

a)
Conservacionista, Educação ao ar livre, Economia ecológica e Gestão ambiental.
b)
Conservacionista, Formalista, Expansionista, Gestão ambiental.
c)
Ambientalista, Gestão Ambiental, Formalista, Conservacionista.
d)
Educação ao ar livre, Ambientalista, do Trabalho, Integralista.
e)
Formalista, Conservacionista, Naturalista, Ambientalista.

Soluções para a tarefa

Respondido por dharduin
11
ALTERNATIVA A : conservacionista, educação ao ar livre, gestão ambiental e economia ecológica.

A Conservacionista consiste nos métodos tradicionais de educação que se baseiam no conhecimento da natureza para amá-la e assim preservá-la. Prega a conscientização ecológica a partir do conhecimento da ciência.

A educação ao ar livre são intervenções educacionais realizadas em contato com a natureza. São vivências e atividades de campo como caminhadas ecológicas, trilhas interpretativas, montanhismo, turismo ecológico, as quais permitem que o aluno desenvolva os sentidos, habilidades físicas e intelectuais a partir do contato com a natureza.

O conceito da Gestão Ambiental surge no contexto da ditadura, nos movimentos que lutavam contra a poluição, reivindicando inclusive a participação do povo nas tomadas de decisões ambientais e de administração de espaços públicos.

Já a Economia Ecológica se baseia no ecodesenvolvimento, a partir do uso de tecnologias em comunidades rurais e associações ambientalistas. O agente da economia ecológica normalmente são ONGs, e se divide em duas vertentes: desenvolvimento sustentável e sociedades sustentáveis.

Perguntas interessantes