A educação ambiental é compreendida como uma prática social e política por meio da qual os indivíduos podem interferir na realidade circundante e transformá-la. Está relacionada com uma mudança de postura da sociedade, de atitudes de cuidado com o ambiente e de respeito mútuo, que implica o respeito à vida em sua diversidade. Essa indicação está bastante consolidada nos meios educacionais, com experiências inter e transdisciplinares. [...] Nesse sentido, deve-se ter o objetivo de formar, pela Geografia, um conceito crítico de ambiente que destaca suas dimensões social, ética e política [...]
I- O professor de Geografia deve contemplar a transmissão e reprodução de conhecimentos nas atividades de educação ambiental, almejando que o estudante adquira conteúdos e memorize os principais fatos e problemas ambientais existentes no Brasil.
II- As estratégias usadas numa atividade de educação ambiental devem ser variadas e com uma análise crítica, mediante projetos interdisciplinares, estudos do meio, debates, problematizações, buscando superar a visão separada entre homem-natureza.
III- A construção de projetos pode envolver a comunidade escolar e do entorno, desenvolvendo atividades interdisciplinares sobre os temas ambientais, tendo como objetivo as transformações socioambientais da realidade local-regional.
IV- A educação ambiental na Geografia deve basear-se em estudos que privilegiam a dimensão natural, aprofundando os estudos sobre aspectos do relevo, do solo, da vegetação, do clima e da hidrografia numa perspectiva positivista.
RESPOSTA --> b) II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
Resposta:
Alternativa B
II e III, apenas
Respondido por
23
Alternativa correta. b) II e III, apenas.
O texto acima evidencia a necessidade de se considerar o ensino tradicional como ultrapassado, de forma que a memorização e sistematização do aprendizado, já não se aplicam mais ao contexto atual.
Por conta disso, como no caso da disciplina de Geografia, é preciso que os educadores busquem estimular os alunos a se tornarem indivíduos pensantes, conscientes, alinhando com a realidade de cada um, em um contexto mais geopolítico.
Perguntas interessantes