História, perguntado por robertomatipoovaw3a, 11 meses atrás

A Economia Política é um fator importante para o estudo sobre o marxismo, pois através dela podemos chegar ao ponto nevrálgico da teoria de Marx: o conflito entre o capital e o trabalho. O trabalhador se torna tão mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais a sua produção aumenta em poder e extensão. O trabalhador se torna uma mercadoria tão mais barata quanto mais mercadoria cria. Com a valorização do mundo das coisas aumenta em proporção direta a desvalorização do mundo dos homens.
O trabalho não produz só mercadorias; produz a si mesmo e ao trabalhador como uma mercadoria, e isto, na proporção em que produz só mercadorias em geral. (MARX apud FERNANDES, 1983, p.148)
A partir dessa lógica se pode perceber a dinâmica da divisão e da partilha dos lucros em um sistema capitalista. Para pensar um pouco mais sobre isso é preciso lembrar que nem sempre foi desta forma. Nesse sentido é possível dar exemplos, justificando tal afirmativa. Elabore um texto com seu argumento.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
0
Olá!

Um exemplo bastante claro com respeito a ideia de que "quanto mais se trabalha, quanto mais riqueza o trabalhador produz, mais pobre ele fica", é a idade média.

modelo feudal é uma evidência de que nem sempre isso funcionou como descrito por Karl Marx durante a industrialização: embora em situação não privilegiada, o servo feudal poderia produzir para si suas riquezas, pagando uma parcela dela ao senhor feudal. Mas, a partir do momento em que ele tem suas terras para plantio próprio de subsistência e troca do excesso, ele tem maior liberdade econômica.

Abraços!
Perguntas interessantes