A Economia, hoje, está dividida em duas grandes subáreas: a microeconomia e a macroeconomia. Adam Smith é considerado o fundador da microeconomia, o ramo da economia que trata do comportamento de entidades individuais. O outro ramo importante da nossa matéria é a macroeconomia, relacionada ao desempenho global da economia. A macroeconomia nem sequer existia na sua formulação moderna antes de 1936, quando John Maynard Keynes publicou a sua obra revolucionária Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. Na sua nova teoria, Keynes desenvolveu uma análise das causas dos ciclos econômicos, com períodos alternados de desemprego e inflação elevada.
D., SAMUELSON, Paul A.; NORDHAUS, W. Economia. Porto Alegre : AMGH, 2012.
Com base no exposto sobre a divisão da economia, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A macroeconomia estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupos de produtos.
Alternativa 2:
O estudo da microeconomia está voltado para instituições individualizadas, como o crescimento das nações, o comportamento das empresas, as trocas internacionais.
Alternativa 3:
A microeconomia estuda a interação entre compradores e vendedores em determinados mercados, como as trocas internacionais, crescimento e desenvolvimento econômico.
Alternativa 4:
O estudo da macroeconomia está voltada para a economia em seu conjunto, o desempenho total da economia, os agregados macroeconômicos, como PIB e Renda Nacional.
Alternativa 5:
A microeconomia estuda o funcionamento da economia como um todo, procurando identificar as inúmeras variáveis, como: nível de produção total, investimento agregado, nível de emprego, entre outros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
A microeconomia estuda o funcionamento da economia como um todo, procurando identificar as inúmeras variáveis, como: nível de produção total, investimento agregado, nível de emprego, entre outros.
Resposta: Alternativa 4
pag 39 do livro
Explicação:
A macroeconomia, por sua vez, “é o ramo da teoria econômica que estuda
o funcionamento da economia como um todo, procurando identificar e medir
inúmeras variáveis”, tais como: nível de produção total, investimento agregado,
poupança agregada, nível de emprego, nível geral de preços etc. (VICECONTI;
NEVES, 2010, p. 9). Dessa forma, o estudo da macroeconomia está voltado, entre
outros, para: a) a economia em seu conjunto; b) o desempenho total da economia, dado as causas e os mecanismos de correção das flutuações; c) os agregados
macroeconômicos, tais como PIB e RN; d) as relações entre macrovariáveis, tais
como investimento e nível de emprego; e) as medidas de tendência central, tais
como taxas de juros e de câmbio; f) as trocas internacionais e g) o crescimento e
desenvolvimento das economias