A Economia estuda como a sociedade administra os recursos escassos. Assim, o problema econômico fundamental se refere à escassez de recursos, mas existem outros aspectos econômicos estudados pela economia e definidos como princípios econômicos.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
São considerados princípios econômicos, apenas as seguintes pressuposições:
A a) os trade-offs enfrentados pelas pessoas, a existência de custos ocultos, os incentivos a que as pessoas são influenciadas, a pressuposição de que os mercados são eficientes e a possibilidade de o governo melhorar o mercado em certas circunstâncias.
B b) as pessoas possuem rendas ilimitadas, as pessoas são influenciadas apenas pelos governos, há a necessidade de um governo para produzir alimentos, os custos de oportunidade que é a definição de custo financeiro de produção de bens e as externalidades numéricas.
C c) a existência de preços iguais em todos os mercados em quaisquer situações, a necessidade de concentração de renda para haver produção, os custos de produção são sempre finitos, o governo deve sempre definir os custos de oportunidade das pessoas e a oferta por máquinas das famílias.
D d) a renda das famílias é sempre igualitária em todos os países em economias capitalistas, a produção deve ter custos infinitos, o mercado é sempre capaz de lidar com as externalidades negativas sem interferência do governo, a ilusão da existência de preços no mercado e a elasticidade do trade-off.
E e) as inovações tecnológicas que diminuem a produtividade das empresas, os modelos econômicos que só analisam economias com recursos abundantes, as famílias que não participam das economias de mercado, o governo que sempre deve concentrar renda e os custos de produção são finitos e inexistentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) os trade-offs enfrentados pelas pessoas, a existência de custos ocultos, os incentivos a que as pessoas são influenciadas, a pressuposição de que os mercados são eficientes e a possibilidade de o governo melhorar o mercado em certas circunstâncias.
Explicação:
A alternativa A é correta e todas as informações apresentadas são, pelo menos para alguns economistas, consideradas como paradigmaticamente verdadeiras.
A alternativa B é falsa, pois as pessoas não possuem rendas ilimitadas e, por conta disto, são obrigadas a fazer escolhas entre um produto e outro.
A alternativa C é falsa, pois os preços não são iguais, mais variáveis, de acordo com os mercados e situações, assim como, na maioria dos casos, variáveis em relação às características do produto.
A alternativa D é falsa, pois a renda das famílias não é igualitária, havendo diferenças importantes que os empreendedores devem considerar antes de dar início aos seus investimentos.
A alternativa E é falsa, pois há inovações tecnológicas que diminuem a produtividade, modelos simplistas e famílias que não participam de economias de mercado.