Geografia, perguntado por cris2802, 1 ano atrás

a economia dos paises do leste e sudeste da Asia apresenta algumas características em comum?

Soluções para a tarefa

Respondido por este110
19
os países do leste e Sudeste Asiático têm em comum uma economia fundada na Agropecuária e o extrativismo embora os países do leste sejam mais industrializados metade da população do Sudeste Asiático está ativo no setor agrícola sendo o cultivo de arroz um dos destaques mais podemos mencionar também a extração dearoz e seringueira o cultivo de chá e cana-de-açúcar pimenta-do-reino incluindo ainda a produção de estanho e madeira e petróleo no leste asiático se destacam a China e o Japão ao passar aqui a China se destaca tanto no setor agrícola como no industrial e o Japão é mais industrializado os chamados Tigres Asiáticos taiwan Coreia do Sul e Hong Kong basicamente têm economia industrial
Respondido por 555faby
5
Cingapura é o principal centro econômico do Sudeste Asiático
Cerca de 70% da população do Sudeste Asiático vive na zona rural, mostrando uma forte ligação com as atividades primárias. Desse modo, as bases da economia dos países desta região são a agropecuária e o extrativismo, o que resulta na inserção da metade da população economicamente ativa no setor primário.

Dentre as atividades agrícolas desenvolvidas no Sudeste Asiático, o cultivo de arroz é um dos destaques, o qual é realizado na maioria dos casos às margens de rios, mais especificamente, nos deltas dos rios Irrawaddy, Myanmar, Chão Phraya, Tailândia, Mekong e Vietnã.

No setor industrial, em geral, a produção é restrita, devido à atividade primária ser a mais difundida e dos países ainda não terem ingressado em um processo de industrialização efetiva. Apesar disso, alguns países se destacam nesse seguimento produtivo, como: Cingapura, Tailândia, Brunei e Malásia. Isso é resultado de vultosos investimentos oriundos de capitais externos, especialmente japoneses.

Nenhum país que integra o Sudeste Asiático possui um destaque maior que Cingapura, que detém um relativo reconhecimento no cenário global, uma vez que está entre as economias emergentes ou em desenvolvimento da Ásia, comumente denominadas de Tigres Asiáticos.


Características Sociais

Os países que detêm as maiores populações do subcontinente são: Indonésia, Vietnã, Filipinas, Tailândia e Mayanmar, os quais respondem por cerca de 360 milhões de habitantes do Sudeste Asiático.

No Sudeste Asiático há uma particularidade quanto à distribuição da população ao longo do território do subcontinente, uma vez que aproximadamente 70% dos habitantes vivem no campo, o que deixa claro que os países pertencentes a esta região têm suas economias ligadas à produção primária.

Atualmente, vem ocorrendo uma intensificação no processo de urbanização dos países do Sudeste Asiático, porém de forma desorganizada e sem nenhum tipo de planejamento prévio, o que desencadeia uma série de problemas sociais. Entre as cidades que mais apresentam esse tipo de problema, podemos citar Jacarta (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Ho Chi Minh e Hanói e Cingapura.

Quando ocorre crescimento nas taxas de urbanização de forma acelerada, há desprovimento de serviços básicos (pavimentação asfáltica, iluminação, água tratada, esgoto e saúde). Em outras palavras, as cidades não conseguem receber dignamente o elevado número de habitantes, pois a infra-estrutura urbana fica sobrecarregada.

Nos centros urbanos com tais características os indicadores sociais são os piores, na Tailândia, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil é de 34%, mas existem países, como o Camboja, que esse percentual aumenta para 72,5%. Esse aspecto não faz parte da realidade de Cingapura, principal centro econômico da região, que abriga uma população de 3 milhões de habitantes. Em decorrência do elevado poder econômico, este país apresenta uma renda per capita acima dos 19 mil dólares, apesar deste número não refletir bem a realidade regional.
Espero ter ajudado
Perguntas interessantes