Geografia, perguntado por dripperroni6085, 1 ano atrás

A economia de todos os países conhece um processo mais vasto e profundo de internacionalização, mas este tem como base um espaço que é nacional e cuja regulação continua sendo nacional, ainda que guiada em função dos interesses de empresas globais. Essa é a razão pela qual se pode falar legitimamente de espaço nacional da economia internacional. A centralidade política, de certo modo, se fortalece em Brasília, a centralidade econômica se afirma mais fortemente em São Paulo. Todavia, a chamada abertura da economia permite a São Paulo e Brasília exercerem apenas uma “regulação delegada”, isto é, uma regulação cujas “ordens” se situam fora de sua competência territorial e deixam pequena margem para a escolha de caminhos suscetíveis de atribuir, de dentro, um destino ao próprio território nacional. (Milton Santos e Maria Laura Silveira.O Brasil: território e sociedade no início do século XXI,2001. Adaptado.) A condição brasileira de “espaço nacional da economia internacional” e a “regulação delegada” exercida pelas principais metrópoles nacionais se confirmam uma vez que (A) os espaços produtivos integrados à economia global se caracterizam pela submissão a uma lógica internacional, ao passo que as metrópoles brasileiras se constituem nos espaços a partir dos quais as grandes empresas globais comandam suas atividades econômicas no Brasil. (B) os espaços produtivos integrados à economia nacional se caracterizam pela submissão aos interesses nacionais, ao passo que a capital brasileira se constitui no espaço a partir do qual a maioria das grandes empresas globais comandam suas atividades econômicas no Brasil. (C) os espaços produtivos nacionais integrados à economia global se caracterizam pelo seu poder de regulação dos fluxos financeiros globais, ao passo que as metrópoles brasileiras se constituem nos espaços a partir dos quais as grandes empresas globais comandam suas atividades econômicas internacionais. (D) os espaços produtivos integrados à economia global se caracterizam pela submissão aos interesses nacionais, ao passo que a capital brasileira se constitui no espaço onde se realiza o comando pleno da produção e do consumo no Brasil. (E) os espaços produtivos integrados à economia global se caracterizam pela submissão a uma lógica internacional, ao passo que as metrópoles brasileiras se constituem nos espaços a partir dos quais as pequenas e médias empresas comandam a moderna produção brasileira.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
6
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que:


A. Alternativa correta, já que os espaços são submetidos a economia global para que assim, consigam ter os resultados que necessitam, tanto que as grandes empresas sempre obedecem a uma lógica internacional.


B. Alternativa incorreta, pois não são submetidos a economia nacional, mas sim a internacional, assim como as grandes empresas não comandam em sua maioria as atividades no Brasil.

C. Alternativa incorreta. As empresas brasileiras não têm esse poder de comandar os fluxos financeiros internacionais.


D. Alternativa incorreta. Assim como a letra B, não se submetem aos processos nacionais, mas aos internacionais.

E. Alternativa incorreta. As pequenas e médias empresas não comandam a produção brasileira, mas as maiores.


Portanto, a alternativa correta é a letra A.


Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes