História, perguntado por manuelcumbemaria, 2 meses atrás

a economia das possessões inglesas​

Soluções para a tarefa

Respondido por magdadavisilva
0

Resposta:

Uma das consequências imediatas da revolução burguesa em Inglaterra foi um crescimento económico mais rápido. Embora ficassem ainda alguns vestígios do feudalismo no país, havia, amplas perspectivas para o pleno desenvolvimento capitalista, e seguiu-se um período de enorme expansão industrial. As manufacturas de lã e algodão, a exploração de minas de carvão e a fundição de ferro estavam a desenvolver-se rapidamente.

A expansão industrial, particularmente a indústria da lã foi acompanhada de uma expropriação em massa das terras camponesas. A crescente necessidade de lã levou os camponeses proprietários a expulsar os camponeses da terra que eles e os seus antepassados haviam cultivado durante séculos, e a fazer pastagens das terras aráveis. Os camponeses foram assim privados de tudo o que possuíam e obrigados a tornarem-se Wage Workers sem nada para vender senão o trabalho das suas mãos.

No entanto, este processo, tão trágico para os camponeses empobrecidos, havia de trazer importantes consequências económicas para o país como um todo. Significava que havia a usura amplas fontes de trabalho barato nas cidades, e mesmo em excesso, à medida que, vaga após vaga, os camponeses as invadiam, vindos do campo. Aqueles que ainda ontem cultivavam a terra e podiam alimentar-se a si próprios e às suas famílias com o que produziam, eram agora obrigados a comprar tudo o que precisavam. Os seus baixos salários eram inteiramente gastos com a alimentação, o vestuário, etc., o que significava o mercado interno tinha de se expandir para acompanhar o crescimento da população urbana.

Perguntas interessantes