a economia da Região Amazônica era realizado através de atividades extrativas e extrativistas que consiste produtos criados especialmente para os estudos científicos letra b)em coletas e caças de animais perstroica
,c)na produção de biotecnologica de ponta
d)na coleta e captura de plantas ,animais e frutos retirados diretamente da natureza
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Amazônia é uma região de superlativos, seja pela grande diversidade biológica ou pelas características socioculturais que possui. Colonizada durante o período mais intenso de interesse europeu pelo exótico, seja do Oriente, da África ou das Américas, especialmente nos séculos XVII e XVIII, proporcionou à literatura europeia valiosas obras escritas por missionários, autoridades de Estado e naturalistas. Assim como a maioria das regiões tropicais do planeta, a história econômica da Amazônia brasileira ao longo de vários séculos tem sido moldada por ciclos de prosperidade e de recessão econômica, sempre vinculada à exploração de algum recurso natural. Integrada à economia mundial há séculos, essa região experimentou um modelo de economia de exportação essencialmente extrativista logo após a colonização portuguesa, no século XVI, variando entre produtos extraídos, intensidade, ciclos de exploração e importância econômica .
Este conceito caracteriza substancialmente os períodos de exploração extrativista ao longo da história econômica da região, e uma de suas características é que foram marcados por momentos de intensa exploração e por subsequente declínio das atividades associadas ao recurso natural a que estavam atreladas, por uma variedade de razões, entre limitações de mão de obra, esgotamento dos recursos explorados, logística de infraestrutura e distância dos mercados, além de substituição por plantações em outras regiões.
No período colonial, a região começou a abastecer o mercado europeu com especiarias e óleos de origem animal, sendo caracterizado como o ciclo das drogas do sertão, ocorrido na primeira metade do século XVII, o qual perdurou até o início do século XVIII. Aproximadamente no mesmo período, o ciclo do extrativismo e do plantio semidomesticado do cacau nativo (Theobroma cacao L.) foi a primeira atividade de grande importância econômica na região, tendo se mantido de forma significativa até a época da Independência do Brasil, quando foi suplantado pelos plantios da Bahia (Alden, 1974; Homma, 2014). Até 1910, a Amazônia forneceu a maior parte da borracha para automóveis e outras máquinas, o que transformou as indústrias americana e europeia (Bunker, 1984), configurando o mais emblemático período de economia extrativista, o ciclo da borracha (Weinstein, 1983), que entrou em colapso com a introdução da seringueira (Hevea brasiliensis M. Arg.) no sudeste asiático (Dean, 1989).