A economia colonial brasileira teve início seguindo o modelo usado na Ilha da Madeira: cultivo de cana-de-açúcar em grandes propriedades de terras, com o uso de mão de obra escrava, para exportação. Começava, assim, a rendosa empresa de caça ao indígena e, com ela, o tráfico de \"negros da terra\" – termo utilizado para diferenciá-los dos negros africanos, então chamados de \"negros da Guiné\", que, aliás, começaram a chegar em grande quantidade a partir de 1550 –, a fim de abastecer os núcleos de colonização. PRIORE, Mary Del e VENÂNCIO, Renato Pinto. O livro de ouro da história do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 34.De acordo com o texto, como era feito o sistema agrícola usado no Brasil para a fabricação da cana-de-açúcar? *
a) O cultivo da cana-de-açúcar era feito em policulturas em minifúndios, com mão de obra escrava, para exportação.
b) O cultivo da cana-de-açúcar era feito em minifúndios, com mão de obra assalariada, com destino para o consumo interno.
c) O cultivo da cana-de-açúcar era feito em grandes propriedades de terras, com o uso de mão de obra escrava, para exportação.
d) O cultivo da cana-de-açúcar era feito em latifúndios, com mão de obra assalariada, com a produção para exportação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Sistema de cultivo
A cana-de-açúcar era plantada em larga escala em grandes extensões de terra, os chamados latifúndios. O sistema agrícola era o chamado plantation, presente também na América espanhola.
As características fundamentais do plantation são:
•grandes latifúndios (extensões de terra);
•mão-de-obra escrava;
•monocultura (plantio de um mesmo produto em larga escala.
A cana era plantada nos engenhos, que eram pertencentes a senhores que viviam nas chamadas casas grandes. Dentro dos engenhos havia ainda:
•as senzalas, local onde moravam os escravizados;
•o senzalas, onde a cana era plantada;
•a casa da moenda;
•uma fornalha
•uma capela.
Etc.....
Respondido por
0
Resposta:
d
Explicação:
Perguntas interessantes