História, perguntado por camilasantos3059, 5 meses atrás

A economia colonial brasileira é integrada ao processo do mercantilismo e altamente especializada e dirigida para o mercado externo, tendo internamente um caráter predatório sobre os recursos naturais. Assinale a opção que caracteriza a economia colonial estruturada como desdobramento da expansão mercantil europeia:

Soluções para a tarefa

Respondido por logabriell07
1

A economia colonial Brasileira, se caracterizou pelo pacto colonial, que permitia a colônia somente realizar comércio com Portugal. Além disso, os metais preciosos encontrados na Colônia abasteciam o cofre da coroa portuguesa. Portanto, o gabarito da questão encontra-se na letra C.

O Mercantilismo:

O Mercantilismo foi um modelo de práticas comerciais desenvolvidas na Europa durante a Idade Moderna, entre o século XV até o final do século XVIII. Esse modelo se caracterizava por uma forte intervenção do Estado na economia.

Metalismo:

O Metalismo estava ligada ao acúmulo de metais preciosos (ouro e prata), pois era uma das formas de um país demonstrar seu poder e acumular riquezas.

Balança comercial favorável:

Essa é a principal característica do mercantilismo. A ideia consistia em que os estados fizessem mais exportações do que importações. Para desestimular a importação de itens, os Estados nacionais adotaram medidas protecionistas para desestimular que a mercadoria estrangeira entrasse em seu território e com isso fortalecer a indústria nacional.

Desenvolvimento de Manufaturas:

Os países buscavam estimular a manufatura, uma vez que esses produtos geram lucros e ajudam a balança comercial a ficar favorável.

Protecionismo:

Buscava proteger a economia interna, através da criação de altos impostos para produtos estrangeiros, a fim de deixar o preço do produto estrangeiro acima do produto nacional e com isso manter a riqueza dentro do país.

A questão não está completa, faltou você indicar as alternativas:

A) A descoberta de ouro no final do século XVII aumentou a renda colonial, favorecendo o rompimento dos monopólios que regulavam a relação com a metrópole.

B) O caráter exportador da economia colonial foi lentamente alterado pelo crescimento dos setores de subsistência, que disputavam as terras e os escravos disponíveis para a produção.

C) A lavoura de produtos tropicais e as atividades extrativas foram organizadas para atender aos interesses da política mercantilista européia.

D) A implantação da empresa agrícola representou o aproveitamento, na América, da experiência anterior dos portugueses nas suas colônias orientais.

E) A produção de abastecimento e o comércio interno foram os principais mecanismos de acumulação da economia colonial.

Leia mais sobre Mercantilismo em: brainly.com.br/tarefa/39011629

#SPJ4

Perguntas interessantes