A) é possível afirmar que spartaco demonstra convicção política? Justifique
B) Sabendo-se que ele foi executado na frança, responda: qual seria a razão de sua condenação à morte?
C) Além do viés político, a carta de spartaco toca o leito por sua dimensão humanitária. reflita e comente sobre esse aspecto da carta.
D) Em que contexto a carta foi escrita? justifique.
Soluções para a tarefa
b) Ele lutava pela igualdade e isso era errado naquela época,por isso ele foi condenado a morte.
d) foi escrita em um contexto de arrependimento, e emoção feito pela vítima do fuzilamento.
Esta é a carta de Spártaco:
"Querida mamãe:
De todas as pessoas que conheço, a senhora é a única que vai sentir mais, por isso meus últimos pensamentos são para a senhora. Não culpe ninguém mais por minha morte, porque eu mesmo escolhi minha sorte.
Não sei como lhe escrever, porque, mesmo tendo a cabeça clara, não consigo encontrar as palavras certas. Assumi meu lugar no Exército de Libertação, e morro quando a luz da vitória já começa a brilhar [...] Vou ser fuzilado daqui a pouco com 23 outros camaradas.
Depois da guerra a senhora deve exigir seus direitos a uma pensão. Eles lhe entregarão minhas coisas na prisão, só que estou ficando com o colete do papai, porque não quero que o frio me faça tremer [...]
Mais uma vez, digo adeus, Coragem!"
A - Sim, Spártaco demonstra convicção política pois não só integrou o Exército de Libertação - combateu os nazistas em seu país - como faz parte de um partido político e demonstra acreditar que logo seus camaradas vencerão o conflito.
B - Foi condenado à morte por resistir à dominação nazista e por ser, provavelmente, comunista (o que pode ser subentendido da expressão "camaradas"), sendo, portanto, um inimigo do nazismo.
C - A dimensão humanitária da carta é exprimida pela despedida entre filho e mãe, pelas esperanças e medos do autor e pelo frio que sente.
D - Foi escrita no contexto da derrota nazista na França (foi escrita em 21 de Fevereiro de 1944, e os nazistas expulsos em 25 de Agosto do mesmo ano)