A doutrina mercantilista, baseada numa legislação que estabelecia medidas protecionistas, incentivos fiscais e garantia de monopólios das companhias de comércio sobre os mercados internacionais de produtos e escravos, além de impor o pacto colonial que limitava o comércio das colônias às suas respectivas metrópoles. A parceria existente entre Estado e iniciativa privada visava a garantir o acúmulo de capital por parte dos grandes estados nacionais, que só assim poderiam ampliar e consolidar seus poderes sobre as regiões conquistadas. SILVA, Lemuel Rodrigues da; LOPES JR., Orivaldo Pimentel. Globalização – de sua gênese mercantilista ao neoliberalismo burguês. Revista Eletrônica Inter-Legere. n. 03, jul/dez 2008. Disponível em . Acesso em: 9 dez. 2020.A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, qual é uma das principais características do mercantilismo? * 0 pontos Intervenção do Estado na economia. Ausência da presença do Estado na economia. Contra a escravidão, sendo favorável ao trabalho assalariado. Defesa da competição de mercado, que deve se regular sozinho.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 A 2 C
Explicação:
fiz no aula Paraná e estava certo
É correta a alternativa A, já que no Mercantilismo eram instituídos, por exemplo, monopólios que beneficiavam os grupos da alta burguesia que eram mais "leais" ao governo.
Outra forma comum de intervenção do Estado na economia do período era o estabelecimento de tarifas para coibir a importação, sendo uma das máximas econômicas do período a ideia de que um país próspero era aquele que exportasse mais que importasse (o que chamavam de Balança Comercial Favorável).
O Estado conseguia com isto grande grau de influência sobre a condução regular da economia, o que só mudaria com o advento do Capitalismo, séculos depois.
Mais sobre o mercantilismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/36577794