História, perguntado por arthurpalhano09, 9 meses atrás

a doutrina luterana foi formalizada no documento intitulado de confissão de augsburgo de 1530>quais os pontos principais desse documento ?

Soluções para a tarefa

Respondido por alicenasser
9

Resposta:

Confissão de Augsburgo - A 23 de junho de 1530, imperador Carlos V convocou os seguidores de Martinho Lutero para uma reunião em Augsburgo. Essa reunião, assistida pelos líderes religiosos e políticos do reino de Carlos V, tinha por finalidade encerrar definitivamente a disputa religiosa entre católicos romanos e luteranos na Alemanha. A 25 de junho de 1530, os luteranos apresentaram sua declaração de fé. A Confissão de Augsburgo foi escrita por Felipe Melanchton, professor e colega de Lutero. A confissão estava baseada em artigos de fé, redigidos por teólogos luteranos, especialmente por Lutero. A Confissão de Augsburgo consiste de 28 artigos. Destes, os Artigos 1 a 21 apresentam a doutrina luterana. Os Artigos 22 a 28 tratam dos abusos medievais que os luteranos corrigiram. A Confissão de Augsburgo enfatiza doutrina da salvação pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo, como o centro da fé cristã. Ela anuncia, em todas as partes, o Cristo glorioso, que morreu por nós, e ressuscitou, e que é o único Salvador de todos os homens

Explicação:

Respondido por Samuka0LLver
2

A Confissão de Augsburgo, em latim Confessio Augustana, é um documento central na reforma de Lutero, que foi uma reação à Igreja Católica. Foi apresentado na Dieta de Augsburgo de 1530.

No dia 21 de janeiro de 1530, o Imperador Carlos V convocou uma dieta imperial a reunir-se no mês de abril seguinte, em Augsburgo, Alemanha. Ele desejava ter uma frente unida nas suas operações militares contra os turcos, e isso parecia exigir um fim na desunião religiosa que tinha sido introduzida como resultado da Reforma.

Assim, o Imperador convidou os príncipes e representantes das cidades livres do Império para discutir as diferenças religiosas na futura dieta imperial, na esperança de superá-las e restaurar a unidade. De acordo com o convite, o Eleitor da Saxônia pediu aos seus teólogos em Wittenberg que preparassem um relato sobre as crenças e práticas nas igrejas da sua terra. Uma vez que uma exposição de doutrinas, conhecida pelo nome de Artigos de Schwabach, tinha sido preparada no verão de 1529, tudo o que parecia ser necessário agora era uma exposição adicional a respeito das mudanças práticas introduzidas nas igrejas da Saxônia. Tal exposição foi, por isso, preparada pelos teólogos de Wittenberg e, visto que foi aprovada num encontro em Torgau (Saxônia), no fim de março de 1530, é chamada comumente de Artigos de Torgau.

Perguntas interessantes