A doutrina liberal a partir do século XVIII, demandava à educação a função de promover a equalização social através do combate à ignorância, considerada como a grande responsável pela marginalidade social. A educação era pensada, naquele momento, como um processo de transmissão de conhecimentos (a chamada pedagogia tradicional). A Escola Nova, por outro lado, surge das críticas à pedagogia tradicional, num momento em que esta já se mostrava incapaz de atender satisfatoriamente às necessidades da burguesia, então já consolidada como classe dominante, de recomposição de sua hegemonia. Mas a crença na força redentora da educação permanece presente no ideário escolanovista, embora de modo modificado: a marginalidade não é mais atribuída à ignorância, mas sim ao desajustamento de alguns indivíduos que, por não conseguirem se adaptar ao meio em que vivem, acabam desenvolvendo tendências para o ódio e a violência, pondo em risco a estabilidade da ordem social. O objetivo último da concepção liberal da educação é,dessa forma, aperfeiçoar e consolidar a ordem capitalista
A partir desse contexto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
De acordo com Lipman, fazer bons julgamentos e agir de forma racional são habilidades inatas nos seres humanos.
b.
A desadaptação social explica perfeitamente a tendência à violência por partes de alguns jovens que precisam ser educados para contribuírem para a ordem social.
c.
A educação tem pouca influência na determinação da natureza democrática ou antidemocrática da sociedade, que é assunto da política.
d.
A educação é capaz de melhorar a sociedade, desde que seja organizada em conformidade com os princípios do Programa de Filosofia para Crianças.
e.
O educador deve oferecer respostas prontas, criar as condições pedagógicas que impossibilitem o debate, a reflexão e o cultivo de uma pluralidade de pensamentos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A alternativa B está correta.
Dentro dessa ótica temos dois pontos:
O primeiro, da pedagogia progressista que está diretamente ligada as tendências que elencam as realidades sociais dos alunos.
Deste modo, por termos diferentes realidades, o educador deve trabalhar de forma igualitária, não favorecendo classe ou relação social.
O segundo, a pedagogia liberal, que prepara os indivíduos para atuar em sociedade, ou seja, ela se baseia nas aptidões de cada aluno, para que ele se adapte aos valores e também as normas sociais.
CamilaPauza:
ALTERNATIVA "B" INCORRETA.
Respondido por
30
A educação é capaz de melhorar a sociedade, desde que seja organizada em conformidade com os princípios do Programa de Filosofia para Crianças. - CORRIGIDO PELO AVA.
Perguntas interessantes