A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a uma lesão descrita pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP). Distingue-se basicamente em duas categorias: a dor nociceptiva e a dor neuropática.
I. Variações mecânicas ou térmicas ativam diretamente as terminações nervosas ou receptores.
II. A dor neuropática nunca está associada a uma patologia.
III. Substâncias químicas ou neurotransmissores são liberados nas terminações nervosas.
IV. Fatores celulares, como a bradicinina, a serotonina, a histamina e as enzimas proteolíticas, atuam no processo inflamatório.
Assim, pode-se afirmar que:
Soluções para a tarefa
I. ok variacoes no meio pode representar algum sinal de perigo e causar dor
Creio que a opçao II não esteja correta, pois pode sim ser indicativo de uma doença
III acho que pode sim haver liberação de substancias
IV sim, pois sao neuro hormonios como a serotonina(produzida pela glandula pinela) e a bradicina, é o mediador da inflamacao...
A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a uma lesão .Distingue-se basicamente em duas categorias: a dor nociceptiva e a dor neuropática. Sobre o tema, é correto o que se afirma em: I, III e IV apenas.
A dor é um sinal do sistema nervoso de que algo está errado. É uma sensação desagradável, como uma picada, formigamento, picada, ardor ou desconforto. A dor pode ser aguda ou sem brilho. E ele é dado pelas variações mecânicas ou térmicas que ativam diretamente as terminações nervosas ou receptores.
A dor neuropática é causada por dano ou alteração nas estruturas do sistema nervoso. Portanto, a dor pode ser causada por danos nos nervos periféricos ou danos na medula espinhal ou no cérebro.
Neurotransmissores são substâncias químicas criadas pelo corpo que transmitem sinais (ou seja, informações) de um neurônio para o próximo através de pontos de contato chamados sinapses.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/1323292