A dominação espanhola na América inaugurou um novo tipo de organização e divisão social. Existiam os espanhóis que viviam na colônia, estes possuíam os postos mais altos da administração pública; os descendentes de espanhóis nascidos na América, que, por sua vez, administravam os cabildos (espécie de prefeitura); os trabalhadores livres, os indígenas e os negros africanos. Os grupos sociais que correspondem respectivamente às descrições apresentadas acima são chapetones, mestiços; criollos e escravos. chapetones; criollos; mestiços e escravos. criollos; chapetones, escravos e mestiços. escravos; mestiços; criollos e chapetones.
Soluções para a tarefa
Resposta:A resposta é Chapetones, criollos, mestiços e escravos.
Explicação:
Chapetones: Os chapetones eram colonos nascidos na Espanha, porém, viviam na América, ocupavam os principais cargos administrativos, militares e religiosos, também representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola nas terras do continente americano.
Criollos: brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones.
Mestiços:Os mestiços compunham o grau intermediário desta hierarquia. Fruto do envolvimento entre o europeu e o indígena, os mestiços viviam à margem da política colonial, sobrevivendo de expedientes variados nos espaços urbanos e rurais hispânicos. Poderiam trabalhar em serviços braçais, no artesanato, em funções militares ou auxiliarem na vigia dos trabalhadores nativos. Sua condição de vida mudava de acordo com as brechas e papéis galgados nesta sociedade cingida por grandes diferenças.
Escravos: Eram os povos trazidos da Africa para trabalhar.
ESPERO TER TE AJUDADO!!!