A Doença Ocupacional é uma doença adquirida ou desencadeada pelo exercício do trabalho em uma determinada atividade, ou seja, são aquelas comuns a uma determinada profissão, função, cargo ou atividade desempenhada durante toda a vida que causa alteração na saúde de qualquer trabalhador. Uma das doenças ocupacionais pode ser adquirida por meio de exposição do trabalhador a diversos tipos de agentes nocivos como radioativos, físicos, biológicos e químicos, sendo necessário que estes agentes estejam em níveis além dos tolerados pela lei e/ou, ainda, que o trabalhador tenha sido exposto sem a proteção adequada. MESQUITA, H. M. SHINOBU, C. S. Toxicologia Ambiental e Ocupacional. Maringá: Unicesumar, 2017. Considerando o texto acima, avalie as afirmações abaixo: I. Até o momento, mais de 400 substâncias já foram descritas como agentes ocupacionais, que incluem produtos naturais e sintéticos encontrados em diferentes processos industriais. II. Dermatose ocupacional e qualquer alteração da pele, mucosa e anexos, direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho. III. A conscientização de empregadores e trabalhadores quanto à importância do uso do EPI's, da possibilidade de redução da jornada de trabalho e da pressão exercida sobre a equipe também é fundamental para se evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais. IV. O primeiro passo para se evitar doenças ocupacionais e estar atento aos menores sintomas de desconforto físico e/ou mental durante o trabalho é procurar auxílio médico mesmo se o desconforto for leve. Dependendo do desenrolar da situação, e necessário pensar em uma mudança de função e, as vezes, até de profissão. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5: I, II, III e IV.
Explicação:
I. Até o momento, mais de 400 substâncias já foram descritas como agentes ocupacionais, que incluem produtos naturais e sintéticos encontrados em diferentes processos industriais.
VERDADEIRO, vide p. 98 do livro.
“ASMA OCUPACIONAL
(...) Até o momento, mais de 400 substâncias já foram descritas como agentes ocupacionais, que incluem produtos naturais e sintéticos encontrados em diferentes processos industriais. (...)”
II. Dermatose ocupacional é qualquer alteração da pele, mucosa e anexos, direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho.
VERDADEIRO, vide p. 100 do livro.
“DERMATOSE OCUPACIONAL
Dermatose ocupacional é qualquer alteração da pele, mucosa e anexos, direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho.”
III. A conscientização de empregadores e trabalhadores quanto à importância do uso do EPI's, da possibilidade de redução da jornada de trabalho e da pressão exercida sobre a equipe também é fundamental para se evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
VERDADEIRO, vide p. 100 do livro.
“A conscientização de empregadores e trabalhadores quanto à importância do uso do EPIs, da possibilidade de redução da jornada de trabalho e da pressão exercida sobre a equipe também é fundamental para se evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais.”
IV. O primeiro passo para se evitar doenças ocupacionais e estar atento aos menores sintomas de desconforto físico e/ou mental durante o trabalho é procurar auxílio médico mesmo se o desconforto for leve. Dependendo do desenrolar da situação, e necessário pensar em uma mudança de função e, as vezes, até de profissão.
VERDADEIRO, vide p. 100 do livro.
“O primeiro passo para se evitar doenças ocupacionais e estar atento aos menores sintomas de desconforto físico e/ou mental durante o trabalho é procurar auxilio médico mesmo se o desconforto for leve. Dependendo do desenrolar da situação, e necessário pensar em uma mudança de função e, as vezes, até de profissão.”