ENEM, perguntado por elisavilalon4080, 6 meses atrás

A doença hemolítica do recém-nascido (DHRN) ocorre quando a mãe, previamente sensibilizada pelos antígenos nos eritrócitos da criança, produz anticorpos IgG contra esses antígenos. Estes anticorpos cruzam a placenta e reagem com os eritrócitos fetais, causando sua destruição. Essa doença é caracterizada por respostas de hipersensibilidade. Em relação a essa doença, responda:.

Soluções para a tarefa

Respondido por lorranabsidou
39

Resposta:

A sensibilização da mãe Rh- contra os eritrócitos Rh+ geralmente ocorre durante o nascimento da primeira criança Rh+, quando alguns eritrócitos fetais extravasam através da placenta para a circulação materna e são reconhecidos pelo sistema imune materno.

Respondido por antoniopedro2284
7

Na doença hemolítica do recém nascido, a sensibilização da mãe Rh- contra os eritrócitos Rh+ geralmente ocorre durante o nascimento da primeira criança Rh+, quando alguns eritrócitos fetais extravasam através da placenta para a circulação materna e são reconhecidos pelo sistema imune materno.

  • Alternativa Correta: Letra A

Doença Hemolítica do Recém Nascido

A doença hemolítica do recém nascido é causada pela diferença do fator Rh entre mãe e feto. Tal diferença irá induzir o corpo materno a produzir anticorpos que atacarão os glóbulos vermelhos fetal.

Durante a primeira gravidez, ocorre a sensibilização por parte da mãe ao antígeno Rh-. Quando os eritrócitos fetais Rh+ são identificados pelo sistema materno, o corpo da mãe é induzido a produzir anticorpos anti Rh+, tais anticorpos irão atacar os eritrócitos fetais via placenta.

Complemento da Questão

  • A sensibilização da mãe Rh- contra os eritrócitos Rh+ geralmente ocorre durante o nascimento da primeira criança Rh+, quando alguns eritrócitos fetais extravasam através da placenta para a circulação materna e são reconhecidos pelo sistema imune materno.
  • A doença hemolítica do recém-nascido (DHRN) ocorre quando a mãe, previamente sensibilizada pelos antígenos nos eritrócitos da criança, produz anticorpos IgM contra esses antígenos. Estes anticorpos cruzam a placenta e reagem com os eritrócitos fetais, causando sua destruição.
  • Sem profilaxia, eritrócitos Rh+ extravasam para a circulação de uma mãe Rh-, causando sua sensibilização ao(s) antígeno(s) Rh. Se um anticorpo anti-Rh- (anti-D) é injetado antes do parto, ele elimina os eritrócitos Rh- e evita a sensibilização.
  • O risco de DHRN surge quando uma mãe Rh+ é sensibilizada na gestação pelos eritrócitos fetais Rh− e está grávida de uma segunda criança que é Rh-.
  • Eritrócitos de um feto RhD- extravasam para a circulação materna, geralmente durante a gravidez. Isso estimula a produção durante o pós-parto de anticorpo da classe IgG anti-Rh.

Para aprender mais sobre doença hemolítica, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/50989664

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes