A doença emergente pode ser conceituada como o surgimento de uma nova doença, o aparecimento de um novo agente causador de infecção ou, ainda, mutações de um microrganismo já conhecido anteriormente. Pode referir-se, ainda, a microrganismos que antes só causavam doenças em animais e passaram a causar doenças em seres humanos.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente somente exemplos de doenças emergentes.
A.
Doenças cardiovasculares e enfisema pulmonar.
B.
Giardíase, teníase e ascaridíase.
C.
AIDS, hepatite C e influenza H5N1.
D.
Neoplasias, diabetes mellitus e hipotireoidismo.
E.
Caxumba, leptospirose e rubéola.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C)
Explicação:
Doenças emergentes são aquelas novas que promovem significativo impacto sobre o ser humano, devido à sua gravidade e à potencialidade de deixar sequelas limitadoras e morte ou pelas repercussões sociais relacionadas com a sua prevalência, reveladoras de degradação ambiental.
Palavras-chave: Doenças Transmissíveis; Doenças Transmissíveis Emergentes; Controle de Doenças Transmissíveis.
Os vírus possuem maior emergência na propagação de novas doenças, como exemplo, tem-se: AIDS, hepatite C, infleunza H5N1.
Alternativa correta letra C.
Como interpretar as mutações nos agentes infecciosos?
Para favorecimento de novas doenças é necessário a criação de novos agentes infecciosos.
Para a criação de novos agentes infecciosos é fundamental que haja uma replicação aumentada que favoreça o surgimento de mutações nas proteínas que da origem a estes organismos (RNA ou DNA), e por isso, os vírus são os mais comumentes geradores de novos agentes infecciosos.
Os vírus não possuem um controle na produção de suas proteínas o que favorece a criação de mutações, além disso, por serem apenas proteínas (não são seres vivos) sua disseminação é maior comparado aos seres multicelulares por exemplo.
Veja mais sobre Vírus em: brainly.com.br/tarefa/38571075
#SPJ2