A doença de Tay-Sachs é uma grave doença autossômica recessiva que leva ao acúmulo de ácidos graxos nas células nervosas causando paralisia e morte. Considerando o casal normal para a doença mostrado no heredograma a seguir, escreva o genótipo do casal e calcule a probabilidade de terem um filho doente.
Soluções para a tarefa
A probabilidade do casal II- 2 e 3, terem filhos portadores de Tay-Sachs é de 25%.
Cruzamento Genético - Tay-Sachs
A partir do heredograma, podemos concluir que os indivíduos II- 2 e 3 (casal) podem ambos apresentar dois tipos de genótipos, ou são homozigotos dominantes ou são heterozigotos (), isso é explicado, pois os pais de 2 e 3 são obrigatoriamente heterozigotos, surgindo assim, a possibilidade de que os indivíduos 2 e 3 também carreguem tal genótipo.
Se 2 ou 3 for homozigoto, não existe a possibilidade de nascer um indivíduo homozigoto recessivo (portador de Tay-Sachs). Se considerarmos qualquer um dos progenitores tendo o genótipo homozigoto dominante, teremos o seguinte cruzamento que resulta em 100% de indivíduos não portadores da doença (AA ou Aa).
Para que possa existir uma probabilidade da prole ser portadora de Tay-Sachs, é necessário que ambos os progenitores sejam heterozigotos, assim, teríamos o seguinte cruzamento.
A partir disto, chegamos a conclusão que as chances de um indivíduo nascer com Tay-Sachs sendo fruto do cruzamento entre dois organismos normais heterozigotos, é de , ou seja, 25%.
Para aprender mais sobre cruzamento genético, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/43306362
#SPJ1