Psicologia, perguntado por carlaandrade1979, 7 meses atrás

A doença de Parkinson é uma condição mundial que acomete homens e mulheres, todas as raças e todas as classes sócio-econômicas.Os sintomas geralmente se iniciam após os 50 anos e ocorrem devido à degeneração de neurônios que liberam o neurotransmissor dopamina. Uma das funções da dopamina é a realização dos movimentos voluntários automáticos.

Imagine que você, como profissional da área da saúde, tenha sido questionado sobre alguns aspectos da doença de Parkinson que você, anteriormente, não tinha conhecimento. Através de pequisa, responda aos seguintes questionamentos:

1) Todas as pessoas que apresentarem a doença irão desenvolver demência?

2) Parkinson tem cura?

3) A doença é constituída por quatro sintomas capitais: tremor, rigidez, bradicinesia e instabilidade postural. Qual desses quatro sintomas inicia mais tardiamente no decorrer da doença?

4) O Parkinson se desenvolve por causa da degeneração dos neurônios dopaminérgicos nos núcleos da base. O tratamento envolve a administração de levodopa, que é um precursor da dopamina. Por que administrar levodopa, se poderia ser administrado dopamina sintética (medicamento) para suprir a falta de dopamina nos núcleos da base?

5) O tratamento medicamentoso para a doença de Parkinson é gratuito no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por larissavelame1
11

Resposta:

1- Não, varia de pessoa para pessoa, os sintomas de demência acontecem quando as células nervosas do cérebro são danificadas e eventualmente morrem. O paciente que tem Doença de Parkinson apresenta maior risco de desenvolver esse problema, principalmente no final da doença. Mas não necessariamente vem acompanhada de demência, ao contrário do Azheimer, é mais gradativo.

2- Até o momento infelizmente não, entretanto, existe medicamentos como levodopa, Seleginina, e outros que ajudam. Tem o inibidor de decarboxilase, tratamentos para auxiliar na doença e fisioterapia. Atualmente, existe um procedimento chamado Neuroestimulação Profunda do Encéfalo, que consiste em um dispositivo que estimula áreas específicas do cérebro, porém, ele somente reduz os sintomas da doença.

3- Rigidez muscular, a doença de Parkinson é classificada em 5 fases, na última fase, a mais severa, não é mais possível andar, sendo preciso uma cadeira de rodas. O indivíduo pode chegar a ficar com os movimentos totalmente comprometidos, ficando com os membros "congelados".

4- A dopamina sintética poderia ajudar, porém, a dopamina sintética que é tomada via oral e não consegue chegar as áreas do cérebro que necessitam dessa substância, o Levodopa consegue se transformar em dopamina e chegar ao cérebro.

5- Sim, é disponibilizado pelo governo o medicamento mesilato de rasagilina, que é indicado para o tratamento da doença, esse fármaco foi disponibilizado gratuitamente desde o  primeiro trimestre de 2020.

Espero ter ajudado! Abraço e bons estudos!

Respondido por agsdaiane
6

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Explicação:

1) Todas as pessoas que apresentarem a DP irão desenvolver demência? Não, nem todas, mas aquelas que desenvolvem a DP após os 65 anos de idade são mais suscetíveis a ter demência (o percentual de demência associada à DP é de aproximadamente 80%).

2) Não tem cura, mas tem tratamento a longo prazo. Quanto mais precocemente for diagnosticada, melhor serão as condições e a qualidade de vida do paciente.

3) A instabilidade postural costuma acontecer mais tardiamente na doença de Parkinson.

4) Porque a dopamina sintética não ultrapassa a barreira hematencefálica, presente no sistema nervoso central. A seletividade da barreira deixa passar o levodopa, que se converte em dopamina.

5) Sim. O Ministério da Saúde disponibiliza os medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Perguntas interessantes