ENEM, perguntado por eloizalopes9404, 1 ano atrás

A Doença de Huntington é uma afeção degenerativa progressiva do sistema nervoso com padrão de herança autossômico dominante. Segundo Huntington: "Quando um ou ambos os pais apresentaram manifestações da doença, um ou mais dos filhos quase que invariavelmente sofrem da doença, caso vivam até a idade adulta. Contudo, se essas crianças passarem pela vida sem ela, a corrente se rompeu, e os netos e bisnetos dos indivíduos trêmulos podem ficar tranquilos que estão livres da doença original". CH£MAL£F.Aei ai. Doença de Huntington. Disciplinas de Genética. Disponível em:gen8tica.ufcspa.edu.br. Acesso em 5 ego. 2013 (adaptado). Para esses netos e bisnetos estarem livres da doença, seus pais devem ser O a) ambos homozigotos recessivos. O b) ambos homozigotos dominantes. O c) ambos heterozigotos. O d) um homozigoto dominante e o outro recessivo. O e) um homozigoto dominante e o outro heterozigoto.

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
2
Olá!

A síndrome foi descrita por George Huntington em 1872. Ele relata em seu artigo algumas particularidades da doença degenerativa, entre elas diz que:

A natureza do síndrome é hereditária. Quando um ou ambos os pais apresentaram manifestações da doença, um ou mais dos filhos quase que invariavelmente sofrem da doença, caso vivam até a idade adulta.


Contudo se essas crianças passarem pela vida sem ela, a corrente se rompeu e os netos e bisnetos dos indivíduos trêmulos podem ficar tranqüilos que estão livres da doença origina.


Isso porque ao contrário do que se observa na maioria das doenças autossômicas dominantes, por mecanismos ainda desconhecidos na Doença de Huntington, não há diferença na expressão fenotípica de homozigotos e heterozigotos recessivos.


Entào para esses netos e bisnetos estarem livres da doença, seus pais devem ser, recessivos.

Alternativa:

 a) ambos homozigotos recessivos.
Perguntas interessantes