Biologia, perguntado por ademirsmth1095, 1 ano atrás

A doação de sangue é a única forma de obter hemocomponentes para pacientes que necessitam de transfusões de sangue. A quantidade de sangue retirada em uma doação é inferior a 500 ml e o sangue é rapidamente reposto (cerca de 24 horas para recuperar o volume doado e algumas semanas para os componentes celulares). O sangue doado é fracionado em até quatro componentes distintos — hemácias, plaquetas, plasma (água e proteínas) e leucócitos — e armazenados de forma adequada até que seja utilizado por um ou mais pacientes. Um paciente que apresenta uma hemorragia decorrente de um corte profundo como consequência de um acidente de carro deve receber transfusões sanguíneas de a) hemácias, para aumentar a capacidade de coagulação sanguínea e reduzir a perda de sangue. b) plasma, para repor o líquido perdido em decorrência das hemorragias e estabilizar a pressão sanguínea. c) plaquetas para aumentar a eficiência do sistema imunológico e plasma para repor o líquido perdido. d) hemácias para aumentar a eficiência energética e células brancas para evitar anemia e melhorar o transporte de gases. e) plaquetas para aumentar a capacidade de coagulação sanguínea e hemácias para evitar anemia e melhorar o transporte de gases.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
3
Olá!!

Em se tratando de coagulação sanguínea, o paciente deverá receber plaquetas, ao mesmo tempo em que receberá hemácias para que se evite a anemia, no sentido de melhorar o transporte de gases (oxigênio).


Sabe-se que as plaquetas são fundamentais para a coagulação do sangue, ou seja, elas tem o papel de "estancar" o sangramento, principalmente do sangue que foi perdido em uma hemorragia. 


Já as hemácias, tem a função de transportar o oxigênio para o resto do corpo para que seja evitado o processo anêmico. 

Resposta correta, letra E.


Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes