História, perguntado por Biahdhdu4714, 1 ano atrás

A divisão social do trabalho, iniciada na família, prossegue na sociedade e, à medida que esta se torna mais complexa, leva a uma divisão entre dois tipos fundamentais de trabalho: o trabalho material de produção de coisas e o trabalho intelectual de produção de ideias. No início, essa segunda forma de trabalho social é privilégio dos sacerdotes; depois, torna-se função de professores e escritores, artistas e cientistas, pensadores e filósofos." Fonte: CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005. p. 388. A divisão social do trabalho, do modo como apresentada, traz o fundamento da divisão da própria sociedade em classes. Aplicando-se a conceituação no âmbito da educação, pode-se dizer que: Escolha uma: a. a escola, na realização de seus objetivos estritamente educacionais, consegue se posicionar fora da discussão de classes. b. a escola corrobora a divisão, encaminhando os alunos para determinados caminhos de vida. c. a escola recebe os alunos de um contexto no qual a divisão é já estabelecida, mas pode contribuir para a transformação social. d. a escola não tem instrumentos necessários para levar a mudanças significativas; a ela resta a transmissão de conteúdo, para que o aluno possa enfrentar as dificuldades de sua realidade. e. os alunos são recebidos na escola ainda sem a ideia de que a sociedade esteja dividida em classes – isto deve facilitar o trabalho para a construção da consciência.

Soluções para a tarefa

Respondido por ruanni
129
a escola recebe os alunos de um contexto no qual a divisão é já estabelecida, mas pode contribuir para a transformação social

m7teamrocket: correto!
Respondido por EduardoPLopes
40

É correta a alternativa C.

A escola é uma instituição social que, como todas as outras, não se encontra "fora" da história, já recebendo alunos (assim como professores, funcionários e material didático) que são marcados pelas características da sociedade na qual a escola está inserida.

Ela pode, contudo, agir no sentido de superar dificuldades que a sociedade apresenta e romper com padrões que tendem a se perpetuar caso ninguém aja para desconstruí-los.

Perguntas interessantes