Sociologia, perguntado por naylinha, 1 ano atrás

A Divisão Social do Trabalho em Marx, Weber e Durkheim:Com as suas palavras

Soluções para a tarefa

Respondido por renegoncalves
2
Segundo Marx, a divisão social do trabalho segue todo um arranjo de talforma que sempre hajam classes dominantes e classes dominadas, e quenecessariamente essas classes estão em conflito entre si. Marx entende queas instituições das sociedades são criadas e estabelecidas pelas classesdominantes, que se legitimam dessa forma. O indivíduo é transparente nasociedade, importando somente a que classe esse indivíduo pertence ecomo essa classe se comporta na sociedade – pelo menos, foi isso que aRevolução Russa procurou demonstrar, ao subjugar os interesses dosindivíduos diante dos interesses da coletividade. Diante das péssimascondições de vida dos trabalhadores de sua época, Marx, cuja sociologianão se limitava apenas à análise científica mas se estendia à ação demodificação social, propõe que a classe subjugada (o proletariado) tomassea posição de destaque da sociedade. Isso seria feito quando a divisão socialdo trabalho fosse modificada, não havendo a propriedade privada dos meiosde produção. Esse arranjo burguês de divisão de trabalho – o da propriedadeprivada – seria o motivo da subserviência da classe trabalhadora de então
Respondido por rosanedeavilla
8
A diferença de divisão do trabalho para Marx e Weber, que para o primeiro se define  no modo de produção e para o segundo se define no poder aquisitivo de consumir a mercadoria  .   
    Segundo Émile Durkeheim em sua obra "Da divisão do trabalho social" a sociedade deveria ser vista como um sistema organizado, ordenado e interdependente de várias instâncias que juntas transformar-se-iam em uma unidade.
Perguntas interessantes